#TáFaltandoÁgua: app mapeia falta d’água na região metropolitana de São Paulo

Nesta quinta-feira (10) será lançado na capital paulista o aplicativo “Tá Faltando Água“, uma plataforma que irá mapear a falta de água na região metropolitana de São Paulo para conscientizar e ajudar na mobilização dos cidadãos.

A iniciativa é da Aliança Pela Água, uma rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais.

Para divulgar o lançamento do app, um evento será realizado nesta noite, a partir das 18h, no espaço Aldeia, nos Jardins (saiba mais aqui). Haverá um debate com Marussia Whately, coordenadora da Aliança, e Ricardo Manuel Castro, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, com mediação do jornalista Bruno Torturra. O evento será transmitido ao vivo neste link.

Além disso, será inaugurado a exposição da fotógrafa Martha Lu, que registrou famílias atingidas pela falta d’água em São Paulo.

Exposição mostra famílias atingidas pela falta d’agua na capital paulista

O “Tá Faltando Água” usa sistemas de geolocalização do próprio celular ou o CEP do imóvel atingido, permitindo que as pessoas registrem a falta d’água. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, será possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade.

O app permitirá ainda que a Aliança e seus parceiros produzam um mapeamento detalhado das áreas da região metropolitana de São Paulo que estão sofrendo com falta d’água e, por meio dessa ferramenta, estabeleça ações de mitigação dos problemas nas comunidades mais atingidas.

“Mais do que apenas chamar atenção para o tamanho da crise dentro da casa das pessoas, o aplicativo permite que as pessoas percebam a dimensão da falta d’agua em seus bairros e possam se conscientizar e mobilizar em torno de soluções conjuntas”, explica Marussia.

O app terá duas versões: um disponível na internet, para acesso via navegador, e outra para celulares com sistema operacional Android e iOS.