Mostra gratuita sobre direitos individuais e coletivos

A sessão do dia 21 d agosto contará com a presença da diretora portuguesa Maria de Medeiros durante bate-papo

O filme israelense “The Bubble” será exibido nos dias 22 e 24 de agosto, na Cidade Universitária e no Maria Antônia, respectivamente.

As duas salas do Cinusp, na Cidade Universitária e Centro Universitário Maria Antônia, abrirão espaço para a reflexão sobre a interação entre os indivíduos, seus direitos e deveres em âmbito público e privado. Durante as sessões gratuitas – exibidas entre os dias 19 e 25 e agosto – temas como inclusão social de deficientes físicos e diversidade sexual servirão de pano de fundo.

A mostra “Núcleos dos Direitos” complementa as atividades do seminário “A Universidade e a Cidade na Perspectiva dos Direitos“, marcado para os dias 21 e 23 de agosto. Entre os longas selecionados estão, por exemplo,  Intocáveis, The Bubble, O Menino Selvagem, O Ano em que Meus Pais Saíram de FériasRepare Bem – documentário da cantora e diretora portuguesa Maria de Medeiros que, às 19h do dia 21, participará de um bate-papo aberto ao público na Cidade Universitária. Os interessados em integrar o encontro devem retirar senhas na administração do Cinusp.

Veja mais detalhes sobre alguns dos filmes exibidos durante a mostra:

Intocáveis

Datas: 28 e 23/8 (Cidade Universitária)
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Direção: Eric Toledano  e Oliver Nakache
Informações técnicas: EUA, 2012, cor, 35mm, 110’. classificação – 14 anos
Sinopse: Aristocrata tetraplégico contrata como seu assistente um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas com necessidades especiais e ambos desenvolvem uma sincera amizade. Segundo maior sucesso de bilheteria da história do cinema francês, o filme rodou o mundo conquistando público e crítica, além de inúmeros prêmios e honrarias, como o César (o “Oscar francês”) de Melhor Ator para Omar Sy, o David di Donatello de Melhor Filme Europeu e a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

The Bubble

Datas: 22/8 (Cid. Universitária) e 24/8 (Maria Antônia)
Horários: 16h e 20h, respectivamente
Direção: Eytan Fox
Informações técnicas: Israel, 2003, cor, 35mm, 90’. Classificação – 18 anos
Sinopse: A vida de um trio de jovens judeus que dividem um mesmo apartamento em um bairro descolado de Tel Aviv – um vendedor de discos, o gerente de um café e uma vendedora de cosméticos – se complica quando um deles se apaixona por um rapaz palestino após um acidente no posto de controle de Naplouse. A partir daí, a intolerância sexual e religiosa passa a fazer parte de suas vidas.

O Menino Selvagem

Datas: 19/8 e 23/8 (Cidade Universitária)
Horários: 19h e 16h, respectivamente
Direção: François Truffaut
Informações técnicas: França, 1969, p&b, 35mm, 90’. Classificação – 10 anos
Sinopse: Na França do final do Século XVIII, uma criança selvagem, de idade em torno dos 11 anos, que se alimenta de grãos e raízes, não anda como bípede e nem fala, lê ou escreve, é encontrada por três caçadores e adotada por um professor que a leva para Paris, para determinar seu grau de inteligência e ver como se comporta a mentalidade de um menino que desde cedo foi privado da educação, por não conviver com ninguém da espécie. Decidido a provar que pode civilizá-lo e educá-lo, o professor encontra a resistência de seus pares, mas, com amor e paciência, aos poucos obtém resultados animadores.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Datas: 25/8 (Maria Antônia)
Horário: 20h
Direção: Cao Hamburger
Informações técnicas: Brasil, 2006, cor, digital, 110’. Classificação – 10 anos
Sinopse: Em 1970, às vésperas da Copa do Mundo, um garoto de 12 anos se muda de Minas Gerais para morar na casa de seu avô, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, depois que seus pais fogem da perseguição pela ditadura militar, dizendo ao garoto que estão apenas saindo de férias. Buscando se adaptar à nova realidade e vivendo a expectativa por notícias de seus pais, ele desenvolve uma amizade com um vizinho, um velho judeu solitário.

http://youtu.be/Du4FSNzdxww

Repare Bem

Data: 21/8 (Cid. Universitária)
Horário: 19h – sessão seguida de debate
Direção: Maria de Medeiros
Informações técnicas: Brasil, 2012, cor, digital, 95’. Classificação – 10 anos
Sinopse: Documentário sobre a trajetória de duas mulheres, mãe e filha, cujas vidas foram marcadas pela perseguição política das ditaduras militares do Brasil e do Chile. O jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri” morre em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira depois de 109 dias de tortura. Sua companheira, Denise Crispim, perseguida e presa durante sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento da filha Eduarda. Lá, ela encontra seus pais exilados, que dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. Mas a violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Estado de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersarem pelo mundo. Hoje, depois de 40 anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam anistia e reparação do Brasil. A verdade sobre o passado abre caminho para um futuro mais justo.

[tab:END]

A programação completa estará disponível no site do Cinusp.