Assista em casa: 10 documentários recentes sobre grandes artistas brasileiros

15/05/2015 12:25 / Atualizado em 06/05/2020 21:16

O cenário artístico brasileiro tem grandes nomes e referências na música, cinema, fotografia, escrita, entre outros. Não raro, a história de vida de cada um inspira a criação de biografias, musicais e até seriados de televisão para que o público tenha mais conhecimento da obra de seu artista predileto.

Reunimos documentários que estão disponíveis no catálogo da plataforma Net Now que abordam a vida de dez artistas do Brasil que, com sua obra, enriqueceram ainda mais a cultura brasileira e a área em que atuam.

Parte da seleção também pode ser encontrada na plataforma de filmes do YouTube e no Netflix.

“A Luz do Tom” (2013)

Tom Jobim tem a vida narrada pelas vozes femininas, as favoritas do compositor. O filme completa o retrato do maestro, com depoimentos inéditos, intercalados com as músicas, de três mulheres importantes na vida de Tom Jobim: a irmã Helena Jobim e duas mulheres com quem foi casado, Tereza Hermanny e Ana Lontra Jobim. A partir da memória delas, o filme constrói um outro Antonio Carlos Jobim, tendo como ponto de partida o livro de memórias Um Homem Iluminado, da irmã do maestro.

“Olho Nu” (2014)

A vida e a obra de Ney Matogrosso, retratada a partir do conjunto de imagens e sons que o artista reuniu até hoje em sua casa e existentes em arquivos públicos, em contraponto com as performances atuais.Trata-se de um espetáculo síntese de seu percurso musical que, na montagem do filme, evoca cenas e situações da história de Ney Matogrosso nos palcos e na sua vida cotidiana. Evitando o tom nostálgico e reverente, o longa busca a dimensão humana e sensível de um personagem cuja história se confunde com a melhor tradição do cancioneiro latino-americano.

“Cássia Eller” (2015)

Cássia Eller é uma figura icônica da música brasileira. Sua breve passagem pelo cenário musical nos anos 90 deixou uma marca inegável na cultura brasileira. Sua morte, em 2001, teve uma repercussão nacional que se estende até hoje por conta da guarda de seu filho Francisco, que ficou com sua parceira, Eugênia, a quem ele tem como mãe. Com seu talento e carisma, expôs tabus e demonstrou sua força como pessoa pública.

“Mazzaropi” (2013)
Mazzaropi aborda os diversos aspectos da vida e da obra deste que é mito do cinema rural no Brasil. O filme traz depoimentos de nomes como Hebe Camargo, Aguinaldo Rayol, Ary Toledo, Marly Marley e Ewerton de Castro. Um registro da trajetória de Mazzaropi como artista, empresário e também como pessoa.

“O Sal da Terra” (2014)

O filme conta a longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

Jorge Mautner – O Filho do Holocausto (2012)

O filme reúne imagens raras que remontam a vida rica e cheia de reviravoltas de Jorge Mautner. Filho de um judeu austríaco com uma católica iugoslava, Mautner quase nasceu no barco que trouxe sua família da Europa Oriental, ocupada pelo governo nazista no início da década de 1940, para o Rio de Janeiro. Aos oito anos, devido à separação de seus pais, ele se muda para São Paulo, onde escreveu, com apenas 15 anos, seu primeiro e premiado livro, Deus da Chuva e da Morte. Da prisão por comportamento subversivo em São Paulo até o exílio em Londres, onde conheceu figuras como Caetano Veloso e Gilberto Gil, toda a vida do compositor é detalhada por trechos da obra e declarações de quem esteve presente em momentos fundamentais de sua história.

“Mamonas Pra Sempre” (2009)

O filme narra a história da banda que em menos de dez meses saiu do anonimato para ser um dos maiores fenômenos da música brasileira. Repleto de material inédito guardado até hoje pela famílias, resgata a trajetória do grupo, os desafios vencidos e sua ascensão. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos, mas, acima de tudo, extremamente criativos, os Mamonas viraram o país de cabeça para baixo enquanto divertiam e uniam as famílias brasileiras. Após longa pesquisa, foi compilado um vasto arquivo de imagens, incluindo cenas do começo, bastidores e gravações dos próprios Mamonas em suas turnês e apresentações.

“Marcelo Yuka no Caminho das Setas” (2011)

Com letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das principais na cena pop rock dos anos 1990. Porém, aos 34 anos, nove tiros em um assalto no Rio de Janeiro o colocaram em uma cadeira de rodas. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o trágico incidente, em novembro de 2000, que revela sua complexidade como artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz.

“Triunfo, o Filme” (2010)

Documentário conta a história do hip hop através da trajetória do pioneiro coreógrafo Nelson Triunfo.

“Nelson 70” (2014)

Uma homenagem pelos 70 anos do produtor, jornalista e compositor Nelson Motta. O filme traz relatos de grandes nomes da música, além do projeto de gravação de um disco com suas canções prediletas.