5 séries para assistir se você sente falta daquela sensação das primeiras temporadas de Game of Thrones
A demanda por narrativas que misturam fantasia épica, disputas políticas e ambientações medievais tem se refletido no catálogo de plataformas
Desde o encerramento de Game of Thrones em 2019, produções com temáticas semelhantes ganharam espaço entre o público. A demanda por narrativas que misturam fantasia épica, disputas políticas e ambientações medievais tem se refletido no catálogo de plataformas como Max (anteriormente HBO Max), Apple TV+ e Netflix.
A série da HBO se consolidou como referência no gênero ao integrar elementos como batalhas em larga escala, jogos de poder, personagens com conduta moral ambígua e cenas de violência explícita e conteúdo adulto.
Características similares têm sido adotadas por outras produções, como House of the Dragon (2022 – presente), Shōgun: A Gloriosa Saga do Japão (2024), Roma (2005 – 2007) e The Last Kingdom (2015 – 2022).
5 séries parecidas com Game of Thrones
Para aqueles que ainda buscam reviver a atmosfera intensa proporcionada por Game of Thrones, segue uma seleção de 5 séries que compartilham temáticas e estruturas narrativas semelhantes. Confira a lista:
1. House of the Dragon (2022 – presente)
Produzida pela Max, House of the Dragon é ambientada aproximadamente 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones. A série acompanha a Casa Targaryen e os desdobramentos da guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, conflito interno entre dois ramos da família que quase levou à sua extinção.
Lançada três anos após o fim da produção original, o título recupera os elementos de intriga política e fantasia que marcaram a série principal.
2. The Witcher (2019 – presente)
Baseada nos livros do autor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher também foi adaptada com sucesso para os videogames. A trama acompanha Geralt de Rívia, um bruxo caçador de monstros que transita por um mundo medieval marcado por tensões entre reinos e criaturas mágicas.
Interpretado originalmente por Henry Cavill, o protagonista se vê envolvido na proteção de uma jovem princesa central a uma conspiração política. A série está disponível na Netflix.
3. A Roda do Tempo (2021 – presente)
Com produção da Amazon Prime Video, A Roda do Tempo adapta a obra literária homônima de Robert Jordan. A narrativa acompanha Moiraine Damodred, membro da organização mágica Aes Sedai, em sua busca por cinco jovens com habilidades especiais, um dos quais pode ser a reencarnação de uma entidade profetizada.
A série incorpora elementos de fantasia tradicional, com forte presença de temas místicos e influências culturais asiáticas.
4. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022 – presente)
Produção derivada do universo criado por J.R.R. Tolkien, Os Anéis de Poder se passa na Segunda Era da Terra-média, milhares de anos antes dos acontecimentos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. A série acompanha os primeiros indícios da ascensão de uma ameaça que afetará todo o continente.
A história percorre diferentes núcleos, envolvendo elfos, humanos, anões e a comunidade dos pés-peludos, ancestrais dos hobbits. Está disponível exclusivamente no Amazon Prime Video.
5. The Last Kingdom (2015 – 2022)
Inspirada na série de livros Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, The Last Kingdom se passa no século IX, durante as invasões vikings à Grã-Bretanha. O protagonista, Uhtred, é um jovem nobre capturado e criado pelos invasores, que mais tarde assume papel central nos conflitos pela unificação dos reinos anglo-saxões.
A produção da BBC, distribuída pela Netflix, destaca-se pelas batalhas militares, alianças instáveis e disputas territoriais.