A planta ideal para espantar inveja e energias ruins da entrada de casa
Crenças milenares associam essa planta à proteção, escudo espiritual e limpeza energética da casa
Para além de decoração ou hobbie, uma planta em casa pode ser uma guardiã e protetora da casa. Entre tantas opções verdes por aí, uma em especial é considerada a guardiã oficial contra mau-olhado e vibes negativas: a espada-de-são-jorge.
Com suas folhas longas e pontiagudas, ela não só chama atenção pela beleza, mas também carrega um histórico místico de proteção energética.
Como e onde usar a espada-de-são-jorge e outras plantas para proteger sua casa
Há várias crenças que associam essa planta especial com proteção. No candomblé, a planta está ligada a Ogum, o orixá guerreiro, sendo vista como escudo espiritual. Já no Feng Shui, suas folhas em forma de espada ajudam a cortar as más energias logo na entrada da casa, antes mesmo que possam interferir na harmonia dos moradores.
O ideal é deixá-la na porta de entrada, voltada para quem chega. Em apartamentos, o hall ou o corredor servem bem. O importante é que ela esteja visível — ela perde seu poder simbólico se escondida.
Para reforçar ainda mais a proteção, vale colocar duas, uma de cada lado da porta. Você pode também enterrar uma turmalina negra no vaso para ajudar a absorver ainda mais a negatividade.
A espada-de-são-jorge é fácil de cuidar, resiste à sombra e exige pouca água. Mas se a planta começar a murchar sem explicação, pode ser que esteja absorvendo cargas negativas demais. Nesse caso, uma limpeza com água e sal grosso ajuda a renovar sua força. Outros sinais: visitas indesejadas não ficam muito tempo e o ambiente parece mais leve e acolhedor.
Se quiser reforçar a barreira energética da sua casa enquanto cultiva outros tipos de planta, aposte em arruda, comigo-ninguém-pode e pimenteira. Cada uma exige um tipo de cuidado diferente, mas vale o investimento para ter sua casa mais protegida energeticamente.