Após meses no espaço, ex-astronauta alerta: Vivemos uma grande mentira

Ronald Garan revelou como o efeito panorâmico transformou sua percepção sobre economia e vida

14/08/2025 17:49

Ronald Garan, ex-astronauta da Nasa, compartilhou uma revelação percebida em suas missões espaciais entre 2008 e 2011 que pode mudar nossa compreensão sobre o planeta e a humanidade.

Durante essas missões, Garan observou a Terra a partir do espaço, uma experiência que o levou a questionar a ênfase excessiva em aspectos econômicos em detrimento das prioridades sociais e ambientais.

Esse questionamento surgiu do overview effect, uma transformação perceptiva vivida por astronautas ao verem a Terra como um todo coerente, sem fronteiras artificiais.

Ronald Garan – Foto: The Yonkers Ledger
Ronald Garan – Foto: The Yonkers Ledger

Declarações do ex-astronauta

Em entrevista à Big Think, em 2022, Ronald declarou: “Quando olhei pela janela da Estação Espacial Internacional, vi flashes de tempestades que pareciam saídos de uma foto de paparazzi, vi cortinas dançantes de auroras que pareciam tão próximas que era como se pudéssemos estender a mão e tocá-las”. 

“E eu vi a incrível finura da atmosfera do nosso planeta. Naquele momento, percebi que essa camada fina como papel mantém vivos todos os seres vivos do nosso planeta . Vi uma biosfera iridescente repleta de vida.” – continuou.

“Eu não vi a economia, mas como nossos sistemas artificiais tratam tudo, incluindo os sistemas de suporte à vida do nosso planeta, como uma subsidiária integral da economia global, é óbvio, da perspectiva do espaço, que estamos vivendo uma mentira.” – concluiu Ronald. (trechos retirados do portal La Nacion)

A transformação no espaço

O overview effect, ou “efeito panorâmico”, afeta a percepção de astronautas que visualizam a Terra de uma perspectiva distante, revelando uma interconexão global.  Dessa perspectiva, problemas ambientais, como as mudanças climáticas e o desmatamento, tornam-se mais evidentes.

Essa experiência causa uma mudança de pensamento, promovendo a ideia de que o foco principal deveria ser a preservação planetária e as relações humanas.

Uma nova visão econômica

Ronald defende a necessidade de repensar a ordem de prioridades da sociedade moderna. Ele sugere que a economia deve ser equilibrada com as demandas sociais e ambientais, em vez de servir como fator central.

Estudos indicam que a centralização econômica pode agravar desafios ambientais, o que compromete esforços para garantir a sustentabilidade a longo prazo. Garan acredita que esse novo enfoque pode fomentar um desenvolvimento onde economia, bem-estar social e sustentabilidade coexistam de maneira equilibrada.

O impacto do overview effect tem levado muitos astronautas a apoiar iniciativas ambientais e de cooperação global. Essa mudança individual promove ações em busca de um futuro mais integrado para todos. Ronald, por exemplo, fundou a organização “Fragile Oasis”, dedicada a inspirar uma perspectiva global e incentivar a colaboração internacional para solucionar problemas comuns.

Em conclusão, o relato de Ronald Garan ressalta que ver a Terra do espaço é uma oportunidade de ressignificar nossa existência e impacto no mundo. Questões como o aquecimento global e a exploração irresponsável dos recursos naturais podem ser melhor compreendidas sob essa ótica.