Árvore da vida: planta surpreende por ter mais cálcio e potássio que alimentos famosos

Esta árvore brasileira está cheia de nutrientes e vitaminas poderosos que vão ajudam desde a digestão até a pressão arterial

14/08/2025 17:43

Apelidada de “árvore da vida”, uma planta tropical vem ganhando destaque por seu alto valor nutricional e versatilidade: a moringa oleifera. Também conhecida como acácia branca, ela impressiona pela concentração de nutrientes essenciais ao organismo.

100 gramas de suas folhas podem conter quatro vezes mais cálcio do que o leite e mais potássio do que uma banana. Rica também em magnésio, ferro e aminoácidos, a planta tem se tornado uma aliada natural na promoção da saúde e da energia diária.

Comer moringa oleifera traz inúmeros benefícios à saúde

Quase todas as partes da moringa podem ser aproveitadas — folhas, flores, sementes, raízes e vagens. Seu consumo regular pode contribuir para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, ajudar na manutenção da pressão arterial e proteger as células contra radicais livres.

A moringa também fornece vitaminas funcionamento do corpo, como as do complexo B (B1, B2, B3 e B6), que atuam no metabolismo energético, além das vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico. Por isso, não é incomum que ela seja procurada por atletas.

No dia a dia, seus benefícios vão além da nutrição. Seus antioxidantes e fibras presentes favorecem a digestão e os aminoácidos, por sua vez, auxiliam na recuperação muscular e no combate ao cansaço físico e mental.

Apesar dos benefícios, é preciso atenção. As folhas frescas ou em pó têm sabor amargo e picante, o que leva muitos a optarem por cápsulas ou a incorporar pequenas quantidades da planta em sucos, sopas ou infusões.

O consumo em excesso pode causar desconfortos gastrointestinais ou interações com medicamentos, especialmente em pessoas com doenças crônicas. Sua raiz também exigem cautela ao ser consumida.

Apesar dessas ressalvas, a moringa se destaca como uma planta altamente nutritiva e promissora. Quando usada com equilíbrio, pode ser uma grande aliada no fortalecimento da saúde