Cidade brasileira nasceu como colônia militar e hoje encanta visitantes do mundo todo

A primeira expedição europeia a alcançar a área foi liderada pelo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1542

14/08/2025 17:44

Localizada no extremo oeste do Paraná, Foz do Iguaçu possui uma história milenar, marcada pela presença humana desde 6.000 a.C., segundo evidências arqueológicas. Diversos grupos indígenas ocuparam a região antes da chegada dos primeiros europeus.

Reconhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, a cidade apresenta uma trajetória de descobertas, colonização e crescimento econômico.

A primeira expedição europeia a alcançar a área foi liderada pelo espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1542, guiado por indígenas caiaganges. Cabeza de Vaca é apontado como o descobridor das Cataratas.

No entanto, a ocupação permanente iniciou-se somente em 1881, com os pioneiros Pedro Martins da Silva e Manuel Gonzáles. A atividade extrativista da erva-mate, conduzida inicialmente pelos irmãos Goycochéa, marcou o início da exploração econômica local.

Processo de emancipação

A formação de Foz do Iguaçu como município foi gradual. Em 1889, uma expedição conduzida pelo engenheiro e tenente José Joaquim Firmino realizou um levantamento demográfico que registrou 324 habitantes, em sua maioria paraguaios e argentinos.

No mesmo ano, foi criada a Colônia Militar, com o objetivo de organizar a distribuição de terras e promover o desenvolvimento local.

Em 1910, a Colônia foi elevada à condição de Vila Iguassu e, em 1912, emancipada como povoamento civil. Dois anos depois, em 1914, foi oficialmente reconhecida como município, tendo Jorge Schimmelpfeng como primeiro prefeito. Em 1918, o nome foi alterado para Foz do Iguaçu, em referência à localização na confluência dos rios Iguaçu e Paraná.

Parque Nacional do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu, criado a partir de uma iniciativa de Alberto Santos Dumont em 1916, teve papel central na consolidação da identidade turística da cidade. Após visitar a região, Santos Dumont interveio para que a área fosse declarada patrimônio público.

O parque, inicialmente com 1.008 hectares, passou por expansão em 1939 e 1994, alcançando sua atual extensão de 185 mil hectares.

Foto: Nilton Rolin/Cataratas do Iguaçu S.A
Foto: Nilton Rolin/Cataratas do Iguaçu S.A - Foto: Nilton Rolin /Cataratas do Iguaçu S.A

Além de preservar a biodiversidade, o parque fomentou o desenvolvimento do turismo, transformando essa atividade em um dos principais motores da economia local. A estrutura turística desenvolvida no entorno das Cataratas do Iguaçu atrai visitantes de diversas partes do mundo, gerando renda e empregos para a região.