Cinco alimentos que você JAMAIS deve dar ao cão
Nem tudo dá para dividir com os pets! Entenda por que certos alimentos não podem ser consumidos pelos cães
Apesar de viverem conosco como da família, os cachorros não podem comer exatamente tudo o que os donos comem. Esse costume muito comum pode na verdade causar sérias complicações aos pets.
Certos alimentos ou condimentos são muito comuns e estão “escondidos” em refeições comuns que fazemos em casa. Inclusive, alguns deles podem parecer inofensivos já que são naturais, mas para um cachorro pode resultar em problemas de saúde intestinal.
O que nunca oferecer para um cachorro comer
- Alho e cebola
Esses temperos são básicos na cozinha brasileira, mas podem ser perigosos para os cães, mesmo em pequenas quantidades, dependendo do tamanho do animal.
Alho e cebola contêm tiossulfatos, substâncias que prejudicam os glóbulos vermelhos dos cães e gatos, podendo causar anemia grave.
- Chocolate
Enquanto o chocolate provoca sensação de bem-estar nos humanos ao liberar neurotransmissores como serotonina e dopamina, para os cães a situação é muito diferente. A cafeína e a teobromina, presentes no cacau, são estimulantes que podem causar arritmias, diarreia e até pancreatite nos cães.
- Abacate
O abacate contém uma substância chamada persina, presente em todas as partes da fruta — casca, polpa e caroço. Para os cães, a persina pode provocar problemas graves, como dificuldades cardíacas, respiratórias e intestinais, além do risco de obstrução. Além disso, o alto teor de gordura do abacate pode causar pancreatite e outros distúrbios digestivos nos pets.
- Uva e uva passa
Apesar de a uva passa ser um petisco comum para humanos, ela é extremamente perigosa para os cães. A causa exata da toxicidade ainda está em estudo, mas suspeita-se que os salicilatos presentes nessas frutas sejam os responsáveis por danos renais severos, que podem levar à morte rápida se não forem tratados a tempo.