Destino brasileiro vive invasão de turistas nunca vista antes
Santa Catarina vem tornando o destino ideal para turistas que desejam aproveitas belas praias e cidades charmosas
Não é novidade que o Brasil é o país da América do Sul mais atrativo no quesito de turismo, principalmente para o Rio de Janeiro. Todos devem achar isso. Contudo, mais recentemente, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) revelou que a cidade maravilhosa foi desbancada por outra capital, e isso já ocorre há algum tempo.
Para se ter uma ideia sobre o que foi divulgado, de janeiro a junho de 2025, o estado de Santa Catarina recebeu mais de 520 mil estrangeiros. Esses dados equivalem ao maior número de estrangeiros já registrado por um estado ou cidade na história do Brasil.
Santa Catarina desbanca o Rio de Janeiro e se torna o estado mais visitado por estrangeiros em 2025.
A título de comparação, a evolução do estado foi tão grande que, conforme dados divulgados pela Polícia Federal e pelo Ministério do Turismo, no primeiro semestre de 2024, a cidade catarinense recebeu cerca de 315 mil estrangeiros em seu estado. Isso representa um aumento de mais de 66% de novos visitantes de um ano para o outro.
O governo do estado comemorou tal feito. Além disso, divulgou que, neste ano, teve a segunda maior alta percentual e, somente no mês de junho de 2025, registrou mais de 15 mil turistas visitando seu estado, destes, cerca de 10 mil de outros países. Isso significou um aumento de 51% de visitantes em comparação à mesma época do ano em 2024.
Santa Catarina teve como principais pontos visitados o litoral catarinense, principalmente suas praias exuberantes e paradisíacas. Por sua vez, os municípios mais visitados dizem respeito a Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau, Bombinhas, Penha, Urubici, Joinville, Pomerode, Laguna e São Francisco do Sul.
Mas não para por aí. O estado brasileiro deseja ampliar o número de turistas, investindo em infraestrutura e qualificação do setor turístico, deste modo atraindo ainda mais estrangeiros para suas cidades e praias.
“A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. Além disso, a gente já está com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado”, avaliou Freixo, que estuda novas formas de promover Santa Catarina ao estrelato turístico.