“Dubai do Brasil”: turistas apaixonados com destino turístico a poucas horas de Florianópolis
Arquitetura vertical, vida noturna intensa e altos investimentos ajudam a explicar o apelido dado à esta cidade catarinense
Enquanto Dubai, nos Emirados Árabes, pode parecer um destino inalcançável para muitos, o Brasil tem sua própria versão tropical — marcada pela arquitetura arrojada e pelo alto custo de vida.
Estamos falando de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, que vem chamando a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros. O apelido “Dubai brasileira” ganhou força na imprensa e nas redes sociais, reforçando a comparação com o famoso emirado.
Por que Balneário Camboriú é chamada de Dubai brasileira?
A comparação não é por acaso. Com a verticalização da Barra Sul e a presença de arranha-céus à beira-mar, a paisagem da cidade remete ao famoso emirado dos Emirados Árabes.
De acordo com a historiadora Mariana Schlickmann, o termo surgiu há cerca de 10 a 15 anos, especialmente com a construção dos primeiros prédios altos da região. “Ele vem de uns 10, 15 anos, com esses primeiros arranha-céus da Barra Sul”, disse ela ao G1.

A expressão foi reforçada em 2018, quando o programa Fantástico, da TV Globo, usou o termo “Dubai brasileira” ao falar dos edifícios que causavam sombra na orla da Praia Central, antes do alargamento da faixa de areia.
O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) também tem apostado nesse posicionamento internacional. Em 2023, ele participou de uma feira de turismo em Dubai para apresentar a cidade a potenciais investidores.
Além disso, Balneário se destaca pela vida noturna agitada e pela variedade de atrações que oferece. Com bares, restaurantes e baladas, a cidade tem opções para quem busca desde um jantar tranquilo até festas que varam a madrugada. Lojas de grife e restaurantes de luxo também estão espalhados entre os comércios da cidade badalada.
O apelido pode até ser recente, mas a ambição de Balneário Camboriú de se destacar como uma das principais vitrines urbanas do Brasil já está bem consolidada no seu horizonte — literalmente.