Elon Musk planeja enviar naves para colonizar Marte
Em discurso divulgado pela SpaceX, Musk diz que todos os projetos da empresa visam tornar a humanidade multiplanetária
A SpaceX divulgou nesta semana uma palestra feita por Elon Musk no dia 4 de abril, onde o empresário afirma que colonizar Marte é agora a principal prioridade da companhia. Durante o discurso, Musk declarou que pretende enviar milhões de pessoas ao planeta vermelho como parte do plano de tornar a humanidade “multiplanetária”.
“É a primeira vez em 4 bilhões de anos que temos a chance real de fazer isso acontecer”, disse Musk, destacando o papel histórico da missão.
Segundo publicação feita pela SpaceX no X (antigo Twitter), todos os projetos atuais da empresa, como o foguete Falcon, a cápsula Dragon, a constelação de satélites Starlink e a espaçonave Starship estão sendo desenvolvidos com o objetivo de viabilizar a colonização de Marte.
Elon Musk afirma que colonizar Marte é prioridade e promete enviar milhões de pessoas
Para tornar a missão possível, os veículos precisam ser totalmente reutilizáveis, capazes de realizar viagens de ida e volta com suprimentos e passageiros.
Marte como destino ideal
Musk explicou por que considera Marte o destino mais promissor para a colonização humana, mesmo exigindo viagens mais longas do que até a Lua:
“Marte tem recursos suficientes para que, com o tempo, a civilização consiga se sustentar por lá, sem depender constantemente da Terra”, argumentou.
Avanços na Starship e apoio à missão Artemis
O empresário também citou que os avanços conquistados pela SpaceX na produção da nave Starship, especialmente no contexto da missão Artemis da NASA, que pretende levar astronautas à Lua em setembro de 2025 e serão fundamentais para tornar o plano marciano viável.
A Starship, que já realizou três voos de teste, terá seu quarto lançamento em breve, e uma nova fábrica de produção em larga escala está em construção para acelerar o processo.
“Nós realmente vamos fazer isso. Estamos construindo uma frota estelar que partirá para Marte quando os planetas se alinharem. Isso é real. Vamos levar a humanidade a Marte, e acredito que você pode fazer isso”, concluiu Musk.