Especialistas alertam sobre alimentos que estão destruindo seu corpo agora mesmo

Descubra quais alimentos são unanimidade entre especialistas como prejudiciais à saúde e por que devem ser evitados

14/08/2025 17:25

Será que você come alguns desses alimentos? Especialistas alertam que algumas comidas, até comuns em nosso dia a dia, estão associadas à diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Os especialistas recomendam que o eventual consumo desses tipos de alimentos seja equilibrado e moderado, não fazendo parte da rotina diária como itens essenciais. Mesmo o consumo ocasional pode ser tolerado, desde que acompanhado de uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.

Alimentos que devem ser evitados sempre, segundo especialistas

Entre os principais vilões estão os refrigerantes e bebidas açucaradas, associados ao sobrepeso, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. A nutricionista Débora Palos alerta que o alto teor de açúcar nessas bebidas provoca picos de glicose no sangue e calorias vazias, contribuindo para a desnutrição.

A endocrinologista Maria Fernanda Barca ressalta que até mesmo sucos naturais em excesso podem elevar o índice glicêmico, diferente do consumo da fruta inteira, que contém fibras que ajudam a controlar essa absorção.

Carnes processadas como salsicha, presunto, bacon e linguiça também são altamente nocivas. Além do alto teor de sódio e conservantes, essas carnes são associadas ao aumento do risco de vários tipos de câncer, segundo o endocrinologista Clayton Macedo. A nutricionista Ainá Innocencio destaca que esses alimentos contêm aditivos sintéticos prejudiciais e são classificados como potencialmente carcinogênicos.

Outros alimentos que devem ser evitados incluem pizzas, hambúrgueres industrializados, salgadinhos de pacote — ricos em gorduras trans e sódio — e bolachas recheadas, que contêm açúcar simples, gorduras ruins e aditivos que prejudicam a saúde.

Por fim, frituras, como batata frita, são altamente calóricas, podem aumentar o risco de doenças cardíacas e estão associadas a alguns tipos de câncer, alerta Débora Palos. O consumo frequente deve ser evitado para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.

Créditos: Globo