Esse aparelho de cozinha parece inofensivo, até você ver a conta de luz

Micro-ondas pode está atrelado ao aumento da conta de luz. Veja dicas de como economizar sem deixar de usa-lo diariamente

14/08/2025 17:44

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais úteis da cozinha moderna. Prático e rápido, ele resolve desde o simples aquecimento de uma refeição até o preparo de receitas completas. Mas será que todo esse conforto vem acompanhado de um alto custo na conta de luz? A resposta depende de alguns fatores  principalmente da potência do aparelho, da frequência de uso e do tempo de funcionamento diário.

A maioria dos modelos consome entre 1,0 kWh e 1,5 kWh por hora. Se você o usa por 30 minutos diariamente, isso já representa cerca de 22 kWh por mês, o que pode significar um aumento considerável, dependendo da tarifa de energia da sua região.

Comparado a outros eletros, ele pode surpreender

Ao contrário do que se imagina, o micro-ondas costuma ser mais econômico que outras opções populares, como a air fryer ou o forno elétrico. Isso porque, em geral, ele cumpre sua função em menos tempo. Enquanto uma fritadeira pode levar 10 minutos para esquentar algo, o micro-ondas faz isso em metade do tempo — com menor consumo.

Para reduzir ainda mais o gasto, vale desligar o aparelho da tomada quando não estiver em uso e evitar o modo stand-by. Também é possível otimizar o aquecimento cobrindo os alimentos e descongelando previamente. Com pequenos ajustes, dá para continuar usando o micro-ondas sem sustos na fatura de energia.