Esses alimentos podem ser sua melhor defesa contra o câncer de mama
Conforme especialistas e estudo americano, descubras qual os melhores alimentos para auxiliar na prevenção ao câncer de mamas
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram registrados mais de 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2021. Entre os fatores fundamentais que influenciam o risco da doença estão, principalmente, a genética, mas há outros fatores que podemos levar em consideração: o estilo de vida e a alimentação.
Em busca de descobrir quais os melhores alimentos a serem consumidos para diminuir o risco do câncer de mama, o portal estadunidense Healthline conversou com as nutricionistas Jilian Kubala e Rachael Ajmera. Nessas conversas, as especialistas citaram algumas frutas populares que podem ajudar na prevenção.
Descubra: Quais frutas podem auxiliar na prevenção do câncer de mama, segundo especialistas
- Laranja, limão, toranja e tangerina
Todo o conteúdo de frutas cítricas, incluindo a casca, engloba nutrientes capazes de proteger contra o câncer de mama, a exemplo de folato, vitamina C e carotenóides, além de antioxidantes flavonoides, como quercetina, hesperetina e naringenina.
Por terem propriedades antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias, as frutas cítricas laranja, limão, toranja e tangerina estão associadas a um risco reduzido de diversos tipos de câncer.
Conforme analisou o Healthline, seis estudos que envolveram mais de 8 mil pessoas relacionaram a alta ingestão de frutas cítricas com uma redução de 10% no risco de câncer de mama.
- Bagas, morango, amora, framboesa, açaí e mirtilo
Baga significa um fruto simples com sementes e polpa. Nesse caso, a parede do ovário da planta se torna, ao amadurecer, um pericarpo carnudo. Consumir alimentos desse tipo protege o organismo contra danos celulares. É o caso do desenvolvimento e disseminação de células cancerígenas.
As bagas abrangem morango, amora, framboesa e açaí, todos fontes de flavonoides e antocianinas. Um estudo publicado em 2013 avaliou a alimentação de 75 mil mulheres. As participantes que comiam maior quantidade de frutas vermelhas, em especial mirtilo, apresentavam menor risco de câncer de mama.
- Maçã, pera, pêssego e uva
As nutricionistas destacaram o potencial do pêssego, maçã, pera e uvas. Essas quatro frutas somam nutrientes que protegem o organismo contra o câncer de mama. Em um estudo de 2013, as mulheres que consumiam até duas porções de pêssego por semana tiveram um índice 41% menor de desenvolver a doença.
Uma pesquisa revelou outro poder do pêssego. Na análise, os antioxidantes polifenóis da fruta inibiram o crescimento e a disseminação de uma linha celular de câncer de mama humano implantado em um modelo animal.
Vale lembrar que a ingestão desses alimentos em alta quantidade também pode fazer mal, e o seu consumo, após a descoberta da doença, não diminui nem descarta o tratamento adequado. Sempre deve-se seguir a orientação médica e a medicina atual especializada.