Este parque no Brasil foi chamado de “nossa Disney”

Conheça a história do Terra Encantada, parque temático carioca que prometia ser a Disney

14/08/2025 17:46

Poucos sabem, mas o Brasil já teve sua própria tentativa de criar um parque ao estilo Disney. O Terra Encantada, inaugurado em 1998 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, prometia ser o maior parque temático do país.

Com um investimento robusto de US$ 235 milhões, o objetivo era atrair 3,5 milhões de visitantes anualmente. No entanto, devido a problemas de gestão e infraestrutura, a expectativa durou apenas 12 anos, culminando em seu fechamento em 2010. O sonho de se tornar uma referência internacional rapidamente se transformou em um estudo de caso sobre gestão ineficaz.

Terra Encantada

O Terra Encantada destacava-se pelo tema que celebrava a história, cultura e o meio ambiente brasileiro, diferente das Disneylands, espalhadas pelo mundo.

Grandes empresas, como Coca-Cola e Petrobras, foram patrocinadoras, e o parque iniciou suas operações esperando grande aprovação do público. No entanto, desde a inauguração, sofreu com atrasos e atrações inacabadas. Problemas operacionais, lojas e atrações não finalizadas afetaram negativamente a experiência do visitante desde o início.

Acidentes e falhas

Com o passar do tempo, sinais de deterioração se tornaram evidentes. Problemas de segurança se multiplicaram, incluindo a lesão da atriz Ísis de Oliveira em 1998, ao utilizar uma atração perigosa. Tais eventos destacaram a má administração e problemas de gestão como razões principais para o fechamento do parque.

Em 2004, um balão causou um incêndio que destruiu parte da tematização da principal atração. Em 2010, um acidente fatal na montanha-russa Monte Aurora foi o ponto final para o parque..

A trajetória do Terra Encantada reflete uma jornada de ensinamentos importantes. Inaugurado em 1998 e encerrado em 2010, o parque tornou-se um exemplo de como a falta de planejamento rigoroso e gestão eficiente pode levar a fracassos.