Estudo aponta planta que pode revolucionar o tratamento do Alzheimer

Pesquisadores do Scripps Research Institute, na Califórnia, conduziram um estudo publicado na revista Antioxidants

14/08/2025 17:44

Uma nova esperança surgiu para o tratamento do Alzheimer com a revelação do potencial terapêutico de um composto derivado do alecrim. Pesquisadores do Scripps Research Institute, na Califórnia, conduziram um estudo, publicado na revista Antioxidants, demonstrando que o diAcCA, uma forma estável do ácido carnósico, apresentou eficácia em modelos experimentais com camundongos.

A pesquisa evidenciou melhorias notáveis na memória e função cerebral desses animais, abrindo portas para novas possibilidades de tratamento.

O diAcCA foi administrado a camundongos geneticamente modificados para exibir sintomas de Alzheimer, em um experimento que durou três meses, com doses aplicadas três vezes por semana. Os resultados indicaram uma redução na inflamação cerebral e no acúmulo de proteínas tóxicas, como a beta-amiloide e tau fosforilada.

Adicionalmente, foi observado um aumento no número de sinapses, o que sugere uma melhoria significativa na função neural dos camundongos.

O avanço se deve em parte à eficaz metabolização do diAcCA no organismo. Quando ingerido, o composto é convertido no intestino em ácido carnósico, apresentando uma absorção 20% superior à do ácido carnósico puro.

Essa conversão eficiente permite que o composto atinja rapidamente níveis terapêuticos no cérebro, promovendo efeitos benéficos significativos.

Implicações futuras

Os efeitos anti-inflamatórios do diAcCA indicam possíveis aplicações além do Alzheimer. Os pesquisadores estão otimistas quanto ao potencial uso do composto para tratar outras condições inflamatórias, como o diabetes tipo 2 e o Parkinson.

No entanto, ainda são necessários ensaios clínicos em humanos para confirmar a eficácia e segurança do diAcCA nessas doenças. A promessa do composto em potencializar tratamentos existentes sem acrescentar riscos significativos constitui um dos fatores encorajadores para seu estudo contínuo.