Estudo de Harvard confirma: cães sonham com seus donos; veja os sinais

Os cães experimentam diferentes fases do sono, semelhantes às dos humanos, incluindo o estágio REM

14/08/2025 17:26

Os cães sonham com seus donos? Estudos indicam que sim. Durante o estágio REM do sono, os cachorros revivem experiências do dia a dia, incluindo interações com seus tutores.

A pesquisa aponta que a forte ligação emocional com os humanos faz com que eles sejam figuras frequentes nos sonhos caninos. Embora não haja uma pesquisa específica da Escola de Medicina de Harvard confirmando diretamente esses detalhes, estudos gerais sobre o sono de cães sugerem tal possibilidade.

Os cães experimentam diferentes fases do sono, semelhantes às dos humanos, incluindo o estágio REM. Neste estágio, os sonhos ocorrem, e as memórias diárias são reprocessadas. Isso inclui interações singulares com seus tutores.

O vínculo emocional pode resultar na presença dos donos nos sonhos dos cães, considerando que essas interações fazem parte de sua rotina diária.

Influência do sono REM nos cães

A ciência ainda investiga a relação entre o sono dos cães e dos humanos. Ambos exibem padrões de sono REM, caracterizados por movimentos rápidos dos olhos.

Mesmo que os cães menores, como certas raças de pequeno porte, sonhem com mais frequência e tenham sonhos mais curtos, as raças maiores apresentam ciclos de sono um pouco diferentes. Estas observações ajudam os tutores a entender os padrões de sono dos seus animais de estimação, respeitando a necessidade de repouso.

Efeitos dos sonhos nas atitudes caninas

Durante os sonhos, os cães reprocessam atividades diárias, que podem incluir seus donos em cenários agradáveis ou até em situações menos favoráveis.

Ainda que experiências traumáticas possam resultar em pesadelos, a maioria dos comportamentos observados durante o sono, como mexer patas ou emitir ruídos, são normais. As recomendações consistem em não interromper bruscamente o sono do animal.