Estudo revela: praticar esse esporte prolonga a vida em até 10 anos
Estudo dinamarquês revelou qual esporte pode aumentar expectativa de vida em até 10 anos
Existe um esporte capaz de prolongar a sua vida e talvez seja a hora de começar a praticá-lo. Um estudo recente conduzido na Dinamarc revelou que jogar tênis pode aumentar a expectativa de vida em quase 10 anos.
A pesquisa mostrou que adultos que praticavam regularmente tênis ou outros esportes de raquete, assim como modalidades coletivas, tinham uma longevidade significativamente maior do que pessoas sedentárias.
Esportes individuais têm impacto diferente na saúde, revela estudo
O estudo, conduzido na Dinamarca, revelou que praticantes desse esporte viviam mais do que aqueles que realizavam atividades individuais, ainda que saudáveis, como corrida, natação ou ciclismo. Esses dados indicam que a interação social, mesmo em atividades esportivas, pode potencializar os benefícios do exercício físico.
Mesmo esportes individuais têm resultados diferentes quando praticados com adversários ou parceiros, em vez de sozinhos. Um estudo britânico de 2017, envolvendo mais de 80 mil homens e mulheres, já havia apontado que pessoas que jogavam esportes de raquete tinham maior longevidade do que corredores solitários.

O estudo, publicado na revista médica Mayo Clinic Proceedings, acompanhou milhares de participantes de Copenhague ao longo de décadas.
Todos passaram por exames de saúde e responderam a questionários detalhados sobre estilo de vida e frequência de prática de oito esportes populares na Dinamarca, incluindo tênis, badminton, futebol, ciclismo, natação, corrida e calistenia.
Entre os 8.600 participantes analisados por cerca de 25 anos, os pesquisadores cruzaram dados individuais com o registro nacional de mortes. A conclusão foi clara: pessoas sedentárias tinham menor expectativa de vida, enquanto esportistas viviam mais.
O levantamento indicou os seguintes ganhos médios de anos de vida:
- Tênis: 9,7 anos
- Badminton: 6,2 anos
- Futebol: 4,7 anos
- Ciclismo: 3,7 anos
- Natação: 3,4 anos
- Corrida: 3,2 anos
- Calistenia: 3,1 anos
- Atividades de academia: 1,5 anos
O estudo reforça que, além dos benefícios físicos, o componente social pode ser decisivo para uma vida mais longa e saudável.