Filme de guerra tem 3 horas de duração e um elenco recheado de estrelas

Superprodução de guerra retrata uma das operações mais ousadas da Segunda Guerra Mundial, com elenco estelar e mais de três horas de duração

14/08/2025 17:30

Com direção de Richard Attenborough e um elenco de peso, “Uma Ponte Longe Demais” (1977) é uma das produções mais ambiciosas do cinema de guerra.

Baseado no livro homônimo de Cornelius Ryan, o filme retrata os eventos da Operação Market Garden, uma tentativa real dos Aliados de encurtar a Segunda Guerra Mundial ao invadir a Alemanha pelo norte, através da Holanda ocupada.

Sobre o que é o filme de guerra “Uma Ponte Longe Demais”?

Ambientado em setembro de 1944, o longa acompanha o envio de tropas à Normandia numa missão considerada estratégica e arriscada: capturar diversas pontes sobre rios holandeses, permitindo o avanço rumo ao coração do território nazista.

No entanto, falhas de comunicação, erros de planejamento e condições climáticas desfavoráveis transformaram a operação em um fracasso militar histórico, com pesadas perdas humanas.

Se interessou? Veja o trailer abaixo:

O título do filme vem de uma frase do tenente-general britânico Frederick Browning, que teria dito antes da ofensiva: “Acho que fomos longe demais com essa ponte” — numa referência direta ao excesso de otimismo da missão.

Além da narrativa intensa, o filme se destaca pela sua longa duração (mais de 3 horas) e pelo elenco estrelado, que inclui nomes como Sean Connery, Anthony Hopkins, Gene Hackman, Michael Caine e Robert Redford.

A superprodução foi reconhecida no BAFTA 1978, vencendo nas categorias de melhor fotografia, trilha sonora e ator coadjuvante (Edward Fox), além de outras indicações importantes, como melhor filme e direção.

Apesar de ser um filme com mais de 40 anos de existência, “Uma Ponte Longe Demais” é considerado até hoje um dos retratos mais realistas das dificuldades logísticas e humanas enfrentadas em batalhas históricas — e uma crítica contundente à arrogância estratégica em tempos de guerra.