Futuros professores têm chance de receber mais de R$1.000 todo mês
Além do auxílio financeiro oferecido, o Pé-de-Meia Licenciaturas aumentou em 21% as matrículas em cursos de licenciaturas em 2025
Em 2025, o número de matrículas em cursos de licenciatura presenciais no Brasil aumentou 21% em comparação a 2024. Esse crescimento é resultado do Pé-de-Meia Licenciaturas, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa fortalecer a formação de professores.
O programa se destaca ao atrair mais estudantes para a carreira docente, setor historicamente desafiador em termos de atratividade. Entre os alunos com alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aumento foi ainda mais expressivo.
O número de matrículas de estudantes com nota igual ou superior a 650 pontos no Exame subiu 60%, passando de 5.615 em 2024 para 9.113 em 2025. Essa evolução destaca a eficácia do programa em conseguir a adesão de estudantes bem qualificados para os cursos de formação docente.
Benefícios e estrutura do programa
A atração principal do Pé-de-Meia Licenciaturas é o auxílio financeiro de R$ 1.050 mensais. Este montante é dividido em R$ 700 disponíveis mensalmente e R$ 350 reservados em uma poupança. A condição para acessar o valor da poupança é que o recém-formado atue como docente na rede pública de ensino em até cinco anos após concluir o curso.
O programa é parte integrante do Mais Professores para o Brasil, uma estratégia governamental que busca atender mais de 2 milhões de docentes, melhorar a qualidade da formação e valorizar o corpo docente. Esta integração oferece aos estudantes, além do suporte financeiro, oportunidades de desenvolvimento contínuo enquanto fortalece a docência no país.
Perspectivas para a formação docente
O Pé-de-Meia Licenciaturas não se limita a aumentar as matrículas, mas impacta positivamente a qualidade educacional. Atraindo estudantes com melhores avaliações no Enem, projeta-se uma melhora na qualidade do ensino público a longo prazo.
O programa atua também para mitigar a evasão nos cursos de licenciatura, com um incentivo contínuo para que os formandos ingressem na rede pública de ensino.
Com o acompanhamento contínuo da implementação do programa, há expectativas de que ele sirva como modelo para iniciativas similares em outros setores educacionais carentes.