Lei obriga as pessoas desse lugar a tomar banho pelo menos 1 vez por ano
Entre as leis mais inusitadas do mundo, Kentucky obriga seus cidadãos, por lei, a tomar pelo menos um banho por ano
Leis existem para garantir a ordem, proteger direitos e punir abusos. Mas nem todas fazem sentido. Em diversos países, e até mesmo estados dentro de um mesmo país é possível encontrar normas tão absurdas que parecem piada. Porém, são reais, e muitas ainda estão em vigor.
Um dos casos mais curiosos vem dos Estados Unidos, país famoso por sua extensa legislação. No estado de Kentucky, por exemplo, uma lei estabelece que todo cidadão deve tomar pelo menos um banho por ano. Sim, apenas um. Caso contrário, tecnicamente, a pessoa estaria infringindo a lei.
As leis mais bizarras do mundo: em Kentucky, é obrigatório tomar pelo menos um banho por ano
É difícil imaginar como ou por que essa norma foi criada. Provavelmente, trata-se de uma lei antiga, talvez pensada em um período onde hábitos de higiene eram diferentes ou como forma de incentivo mínimo à limpeza pessoal. Mesmo assim, o fato de ainda estar nos registros legais demonstra como muitas leis são aprovadas e simplesmente esquecidas, mesmo que tenham perdido sua função ou nunca tenham tido sentido algum.
Esse tipo de norma não é exclusividade americana. No mundo todo, há regras curiosas, como a proibição de mascar chiclete em locais públicos em Singapura, a limitação para cantar no chuveiro em algumas cidades da Rússia, ou a restrição de carregar sorvete no bolso da calça em partes dos Estados Unidos.
Com mais de 181 mil normas legais em vigor apenas no Brasil, não é surpresa que algumas leis escapem à lógica. Ainda assim, o caso de Kentucky chama atenção pelo inusitado e pelo contraste com o que se espera da aplicação da justiça. No fim das contas, pode ser apenas mais uma entre as incontáveis leis que nos fazem rir ou questionar o bom senso de quem as escreveu.