Microcarro japonês já é sucesso de vendas no mundo todo
Veículo de preço surpreendente já pode ser encomendado
O MiBot, microcarro elétrico japonês da startup KG Motors, promete transformar o transporte no Japão, onde o espaço urbano é um recurso escasso. Com produção em massa planejada para outubro deste ano, o MiBot já acumula mais de 3.300 encomendas.
O veículo compacto, custando cerca de 1 milhão de ienes (aproximadamente R$ 40 mil), busca reformular a mobilidade urbana no país asiático.
A produção do MiBot visa atender uma demanda crescente por soluções de transporte compactas. Inicialmente, serão entregues as primeiras unidades em março de 2027. O microcarro tem apenas 2,49 metros de comprimento, ideal para ruas estreitas e congestionadas, típicas de áreas urbanas e rurais japonesas.
Esses fatores tornam o MiBot uma solução eficiente para a mobilidade diária, com uma autonomia de 100 km por carga.
Pequeno, mas poderoso
O design minimalista do MiBot não é apenas questão de estilo, mas uma necessidade real. O veículo se destaca pela eficiência e economia. Ele visa atender consumidores em regiões com acesso limitado a transporte público eficiente.
A KG Motors projeta fabricar até 10 mil unidades por ano, focando em oferecer uma alternativa prática aos tradicionais veículos maiores.
Desafios no mercado japonês
No mercado japonês, apenas 3,5% dos veículos eram elétricos em 2023, indicando que o MiBot representará uma mudança significativa. A KG Motors visa desafiar as gigantes do setor automotivo, como a Toyota, que vendeu apenas cerca de 2.000 elétricos no mesmo período.
Destacando-se por seu tamanho reduzido e custo acessível, o MiBot aposta na crescente aceitação de veículos elétricos compactos no Japão.
Mesmo sendo uma inovação promissora, o MiBot enfrenta competição acirrada dos kei cars, que dominam 55% do mercado de elétricos no Japão. A KG Motors enxerga uma oportunidade de capturar uma parcela deste mercado oferecendo um produto diferenciado que prioriza eficiência e baixo custo.