O eclipse solar mais longo da história vai passar pelo Brasil
Eclipse mais duradouro da história deve ocorrer por mais de sete minutos, permitindo visualização no Brasil
Previsões da NASA baseadas em cálculos astronômicos precisos indicam que, em pouco mais de um século, a Terra testemunhará o eclipse solar total mais longo já registrado.
O fenômeno, que promete escurecer o céu por quase sete minutos e meio, poderá ser observado em sua totalidade em países da América do Sul, como Colômbia, Venezuela e Guiana. E algumas regiões do norte do Brasil também terão visibilidade parcial do evento.
A notícia é animadora para os admiradores da astronomia, mas há um detalhe inescapável: o eclipse está previsto para o ano de 2188. Ou seja, dificilmente será visto por qualquer pessoa viva atualmente.
O eclipse solar mais longo da história vai passar pelo Brasil
Eclipses solares ocorrem quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente a luz solar. Esse alinhamento perfeito entre os três corpos celestes só acontece em momentos específicos e depende da órbita inclinada da Lua em relação à Terra.
Quando o alinhamento é total, o disco lunar cobre completamente o Sol, mergulhando áreas da Terra em escuridão por alguns instantes, um espetáculo raro e impressionante.
De acordo com os dados divulgados pela NASA, o eclipse de 16 de julho de 2188 será um marco histórico. A duração estimada é de 7 minutos e 29 segundos, tempo acima da média dos eclipses solares totais, que geralmente duram entre 2 e 5 minutos.
A razão para esse recorde está no posicionamento exato da Terra, da Lua e do Sol durante o evento, além da distância da Lua em relação ao nosso planeta naquele momento, que afetará o tamanho aparente do disco lunar no céu.
Eclipse solar mais duradouro da história não poderá ser apreciado pela geração atual
Embora o Brasil esteja na rota parcial desse eclipse inédito, sua ocorrência daqui a mais de 160 anos o torna um fenômeno reservado às futuras gerações.
No entanto, os próximos anos ainda reservarão eventos astronômicos de grande interesse. Em 2026, um eclipse solar total será visível da Islândia até a Espanha, com duração de pouco mais de dois minutos.
Já em 2027, em 2 de agosto, ocorrerá o eclipse mais longo deste século, com duração de 6 minutos e 23 segundos. A cidade egípcia de Luxor será um dos melhores pontos de observação.
Enquanto o eclipse histórico de 2188 permanece no horizonte distante, os eventos mais próximos oferecem oportunidades reais para quem deseja vivenciar esse espetáculo celeste ao menos uma vez na vida.