O lugar mais alto de São Paulo: 2.798 metros e uma vista de tirar o fôlego
Este local é o ponto mais alto de São Paulo e o 4º maior do Brasil — e o destino ideal para quem busca aventura, superação e vistas deslumbrantes
São Paulo não é só cidade grande. No estado, bem na Serra da Mantiqueira, está escondido uma trilha para os corajosos que amam uma aventura nas alturas.
Estamos falando da Pedra da Mina, o ponto mais alto do estado do estado paulista. Com 2.798 metros de altitude, ela é o 4º cume mais alto do Brasil e o mais elevado da Serra da Mantiqueira, na divisa entre SP e MG.
O que esperar ao subir a Pedra da Mina, em São Paulo?
A trilha começa na Fazenda Serra Fina, a cerca de 1.560 metros, e percorre uma variedade de cenários naturais. No início, os caminhantes cruzam uma floresta de alto-montana e pequenos riachos. A partir do quarto quilômetro, a subida fica mais intensa até o trecho conhecido como “Alto do Deus me Livre”.
Daí em diante, a vegetação muda para campos de altitude e as paisagens se abrem para cristas com vista para o Vale do Rio Verde.
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/design-sem-nome-3-910x683.png)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/design-sem-nome-2-910x683.png)
/catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2025/08/vira-lata-caramelo-1-910x683.png)
Já na reta final, os afloramentos rochosos e o visual para o Vale do Ruah, principal nascente do Rio Verde, tornam a experiência ainda mais memorável. No topo, a recompensa: um visual 360º para o Vale do Paraíba e o Vale do Rio Claro.
O percurso tem cerca de 8 km com mais de 1.200 metros de desnível e pode ser feito em um único dia (para os mais preparados), ou com pernoite em áreas de acampamento específicas.
Por ser uma trilha exigente e de grande altitude, o preparo é essencial. As temperaturas podem facilmente cair abaixo de zero, e alguns itens são obrigatórios, como manta térmica, apito, power bank e Shit Tube.
O acesso à trilha é controlado, e o ingresso deve ser comprado antecipadamente, entre março e outubro.