O que significa quando a pessoa não consegue almoçar sem assistir TV

Esse hábito pode ser um costume de família ou apenas uma forma de passar o tempo enquanto come — mas cientistas alertam para o risco desse tipo de prática

14/08/2025 17:45

Assiste enquanto come? Isso pode representar um hábito familiar costumeiro, mas saiba que a ciência já descobriu diversos perigos sobre esse tipo de prática. Um exemplo é o quanto a obesidade está atrelada ao hábito de comer assistindo.

Mas a TV não afeta só o quanto nos movimentamos: ela também pode influenciar o quanto comemos. Segundo a professora Monique Alblas, da Universidade de Amsterdã, a distração causada pelos programas pode fazer a gente comer mais sem perceber.

Por que não podemos assistir enquanto comemos?

A ligação entre TV e obesidade é esta: Enquanto estamos concentrados na história da novela ou naquele filme emocionante, nosso foco no alimento diminui, e acabamos ignorando os sinais de saciedade que o corpo envia.

Pesquisas indicam que, além de prestarmos menos atenção, também esquecemos o que comemos quando assistimos à TV, dificultando estimar o quanto ingerimos. Assim, podemos sentir fome novamente mais rápido.

Dados do Instituto Holandês de Pesquisas Sociais, onde participantes registravam seus hábitos diários, incluindo refeições e o tempo assistindo à TV, mostrou que nos dias em que comiam acompanhados da televisão, as pessoas passavam mais tempo se alimentando.

Embora o estudo não tenha medido exatamente o que foi comido, outras pesquisas de laboratório confirmam que a distração está ligada ao aumento do consumo calórico.

Além disso, a neurocientista Floor van Meer, da Universidade de Leiden, constatou que comer enquanto realiza outras tarefas, como memorizar números, reduz a percepção do sabor dos alimentos. Com isso, o alimento pode parecer menos saboroso e menos satisfatório, levando a um consumo maior.

Por outro lado, se usada com sabedoria e moderação, a TV pode ser uma aliada para crianças comerem verduras e legumes, seja comendo de forma “distraída” ou aprendendo com desenhos educativos sobre os alimentos.