Pesquisa mostra que barbas podem ser mais sujas que privadas
Estudos questionam a higiene dos pelos faciais e acendem debates até na área da saúde
A barba pode até ser um símbolo de estilo e personalidade, mas quando negligenciada, também se torna terreno fértil para micro-organismos. Pesquisas recentes revelam que algumas barbas abrigam mais germes do que vasos sanitários.
A pele humana abriga naturalmente bilhões de micro-organismos, entre bactérias, fungos e vírus. Mas os pelos faciais oferecem um ambiente propício para sua multiplicação: calor, umidade, oleosidade e até restos de comida criam as condições perfeitas para o crescimento bacteriano.
Estudos mostram que barbas podem ter mais micróbios que pelos de cachorro
Estudos citados pelo The Washington Post compararam amostras de barbas humanas com pelos de cachorros e identificaram uma maior presença de micróbios, inclusive bactérias potencialmente nocivas, nos rostos dos homens.
A ciência já discute a questão há décadas. Nos anos 1970, pesquisas mostraram que pelos faciais podiam reter toxinas bacterianas mesmo após a lavagem. Desde então, a barba passou a ser observada com mais atenção, principalmente em ambientes hospitalares.
Entre profissionais da saúde, estudos indicaram que homens barbudos poderiam apresentar maior concentração de germes no rosto.
Em contrapartida, outras análises não identificaram diferenças significativas — e até mostraram menor incidência de certas bactérias em médicos com barba, como a Staphylococcus aureus, associada a infecções hospitalares.
Em casos pontuais, pelos faciais também já foram associados a infecções de pele, como impetigo, e até infestação por piolho-da-púbis em situações de higiene precária.
Apesar das evidências divergentes, uma coisa é certa: a barba precisa de manutenção e limpeza adequada. Atualmente, existem diversos tipos de itens para higienizar a barba como shampoos e sabonetes próprios. Além da estética, esses produtos podem evitar proliferações microbianas.
Outra dica importante é manter os pelos penteados, pois a escovação diária, principalmente ao fim do dia, remove sujeiras, poeira e resíduos que se acumulam no local ao longo do dia.