Praia famosa pode sumir do mapa nos próximos anos
Erosão costeira ameaça a tradicional Ponta da Praia, em Santos, levantando alertas sobre os impactos da urbanização no litoral paulista.
A Ponta da Praia, em Santos, um dos locais mais tradicionais do litoral sul de São Paulo, está prestes a desaparecer em um futuro não tão distante e pode mudar o cenário da região para sempre. Isso ocorre devido a um problema com a erosão costeira. O mar, aliado às construções feitas nas proximidades da faixa de areia, tem provocado um desgaste constante que pode levar ao desaparecimento da praia.
Segundo o professor Eduardo Siegle, do Instituto Oceanográfico da USP, mesmo sendo uma área relativamente protegida, ondas fortes atingem a Ponta da Praia em momentos específicos.
Essas ondas batem contra muros e rochas instalados para proteção, criando uma turbulência que mistura a água com a areia, tornando-a mais fácil de ser levada pelo mar. Além disso, as construções próximas impedem que a areia se acumule naturalmente, acelerando o processo de desgaste.
Qual o verdadeiro impacto das construções e da urbanização?
A presença de muros, calçamentos e blocos de rochas altera o perfil original da praia, bloqueando locais onde a areia deveria ser depositada. Esse fenômeno, somado à saturação da areia pela água, provoca a retirada constante de sedimentos, fazendo com que a praia diminua sua extensão de areia ano após ano, colocando em risco sua própria existência, junto à continuidade de algumas residências muito próximas à orla.
Embora o problema tenha se iniciado por conta da urbanização acelerada e da falta de planejamento, a redução da faixa de areia compromete não somente o visual, o lazer e os comerciantes da região, mas também a biodiversidade local, devido ao avanço constante do mar.
Porém, não é somente Santos que enfrenta esse tipo de problema. Também no litoral sul, em São Vicente, a construção de uma rua próxima à orla, aliada ao avanço do mar, tem levado ao encolhimento gradual da praia local.
Essa realidade é um alerta para todo o litoral paulista, onde 50% das praias correm risco de sofrer com esse problema e podem até desaparecer no futuro, caso medidas urgentes não sejam adotadas para conter o avanço do mar.
A saída seria a preservação e reurbanização da praia?
Moradores, ambientalistas e autoridades discutem soluções para conter esse processo. A preservação da dinâmica da praia é fundamental, assim como a implementação de medidas de contenção e reurbanização.
Técnicas que respeitam o meio ambiente, como a restauração de dunas e o plantio de vegetação nativa, têm se mostrado alternativas eficazes para proteger e recuperar o equilíbrio da região.