Roupas com proteção solar realmente funcionam? Especialistas respondem
Especialistas explicam como roupas com proteção UV e cuidados simples ajudam a proteger a pele dos danos do sol no verão
Com a chegada do verão, o cuidado com a pele se torna ainda mais importante. O sol, apesar de ser o queridinho das praias e piscinas, é o principal responsável pela radiação ultravioleta (UV), que está diretamente ligada ao envelhecimento da pele e ao surgimento do câncer de pele.
É comum que todo mundo use protetor solar, chapéus e outros tipos de proteção – inclusive as blusas com proteção UVA/UVB. Mas esse tipo de vestimenta realmente funciona?
Médico responde se blusa com proteção contra o sol funciona de verdade
O dermatologista José Antonio Sanches, em entrevista à CNN, explica que “a sensação de calor vem dos raios infravermelhos, mas os raios UV – que não sentimos – são os grandes vilões”.
Para se proteger, ele recomenda barreiras físicas como sombras de árvores, construções ou guarda-sóis, e sim, as roupas com proteção UV, desde que sejam certificadas. “Tecidos com fibras especiais, trama e cores testadas oferecem uma camada extra de defesa”, acrescenta.
Reinaldo Tovo Filho, à CNN, destaca que nem sempre é fácil acessar roupas com proteção UV para o corpo inteiro, já que podem ser caras. Por isso, ele sugere priorizar áreas sensíveis, como cabeça e tórax, usando chapéus adequados, além de óculos de sol com proteção e produtos específicos para crianças, cuja pele é mais delicada.
Além das roupas, os especialistas recomendam medidas essenciais para manter a pele saudável: evitar exposição prolongada ao sol, manter boa hidratação, usar filtro solar, ter uma alimentação equilibrada, secar bem as dobras do corpo e optar por roupas leves ou com proteção UV.
A exposição excessiva ao sol pode causar envelhecimento precoce da pele, infecções por fungos, brotoejas e, em casos mais graves, câncer de pele. Fique atento a sinais como feridas que não cicatrizam, pequenas bolinhas ou pintas que mudaram de aparência com o tempo.