Time histórico do futebol declarou falência e está à beira da extinção
Time que revelou Pirlo e teve Guardiola como jogador pode desaparecer do futebol após dívida milionária. Sampdoria se beneficia e segue na Série B italiana
Um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano, o Brescia Calcio, teve sua falência decretada e pode ser extinto. O motivo é o não pagamento de uma dívida de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 19 milhões), valor considerado irrecuperável após a última temporada na Série B italiana.
O clube agora corre o risco de ser dissolvido ou, na melhor das hipóteses, precisar recomeçar da última divisão do futebol italiano. Caso seja extinto, o Brescia poderá ser recriado com outro nome, como já ocorreu com Fiorentina, Napoli e Parma, que passaram por processos semelhantes após dificuldades financeiras.
Sampdoria é beneficiada?
Com a falência do Brescia, outro clube histórico acabou se beneficiando. A Sampdoria, que havia sido rebaixada para a Série C dentro de campo, será mantida na Série B graças à punição administrativa sofrida pelo clube de Brescia.
História centenária
Fundado em 1911, o Brescia acumula 114 anos de história, com passagens marcantes pela Série A, onde disputou dezenas de temporadas. A melhor campanha na elite aconteceu em 2000/2001, quando terminou em oitavo lugar.
Ídolos e grandes nomes do futebol mundial passaram pelo clube. O campeão do mundo Roberto Baggio, o então jovem Andrea Pirlo, o espanhol Pep Guardiola e o polêmico Mario Balotelli são alguns dos atletas que vestiram a camisa do Brescia.
A última participação do clube na Série A foi em 2019/2020, quando acabou rebaixado na 19ª colocação. Desde então, permaneceu na Série B, até ser afetado pela crise financeira que culminou no atual cenário.