Uber tomou decisão e anunciou pausa em um dos serviços em São Paulo

Suspensão foi motivada por preocupações com a segurança viária e o impacto no sistema de saúde pública da capital

14/08/2025 17:46

A Uber suspendeu, de forma imediata, o serviço de transporte por motocicleta na cidade de São Paulo. O anúncio foi feito no dia 16 de maio, após um pedido direto do prefeito Ricardo Nunes à direção da empresa no Brasil.

A decisão está diretamente ligada a preocupações com a segurança viária e o impacto da modalidade sobre o sistema de saúde pública da capital.

Mototáxi do Uber para de rodar em SP por segurança

A suspensão do serviço acompanha uma medida já tomada anteriormente pela gestão municipal: no início de janeiro, um decreto do prefeito já havia interrompido, temporariamente, a operação de mototáxis por aplicativos.

Em caso de desobediência da norma, o decreto prevê a aplicação de R$30 mil de multa diária.

Na sequência, foi criado um grupo de trabalho dentro da Prefeitura com o objetivo de discutir uma eventual regulamentação da atividade, com foco central na proteção de passageiros, motociclistas e pedestres.

A gestão municipal tem reforçado ações para reduzir os índices de acidentes fatais no trânsito, sobretudo entre motociclistas — uma das categorias mais vulneráveis nas vias urbanas.

A meta estabelecida pela Prefeitura é reduzir a taxa de mortes no trânsito de 6,56 para 4,5 por 100 mil habitantes até o fim de 2024, conforme previsto no Programa de Metas da cidade. Esses índices de limite de mortalidade no trânsito são padrões definidos pela ONU, sendo a meta 39 do Programa de Metas da Prefeitura

Entre as medidas já em curso estão a implementação da Faixa Azul, projeto voltado à segurança de motos em grandes avenidas como a 23 de Maio e a Bandeirantes.

A suspensão do serviço de mototáxi, segundo a administração municipal, faz parte de um esforço mais amplo de reorganização do transporte urbano com prioridade à integridade física dos cidadãos.