Veja a quantidade ideal de sono para perder peso
Tempo de sono ideal para emagrecer foi revelado com estudo médico em experimento com 80 adultos
Dormir bem é um hábito fundamental para a saúde, mas seus benefícios vão além do descanso e da disposição. Estudos recentes indicam que a duração adequada do sono pode influenciar diretamente no controle do peso corporal, contribuindo para a prevenção da obesidade e auxiliando em programas de emagrecimento.
Uma pesquisa clínica publicada na revista JAMA Internal Medicine reforça essa relação, mostrando que estender o tempo de sono é uma intervenção viável para quem busca perder peso.
Dormir mal pode colaborar para obesidade
A curta duração do sono já é reconhecida como fator de risco para a obesidade, mas os cientistas ainda buscavam evidências sobre os efeitos de estender o tempo de sono em adultos com sobrepeso — e os resultados foram evidenciados.
Conduzido com 80 adultos entre 21 e 40 anos — todos com índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 29,9 — o estudo avaliou os impactos de uma intervenção para prolongar o sono de indivíduos que dormiam menos de 6,5 horas por noite.
Após duas semanas de monitoramento do sono habitual, os participantes foram divididos em dois grupos. Um recebeu orientações para aumentar a duração do sono para até 8,5 horas por noite.
O outro grupo seguiu com a rotina normal. Nenhuma dieta específica ou atividade física foi prescrita — o objetivo era observar os efeitos apenas do sono sobre o comportamento alimentar e o peso.
Aqueles que dormiram mais aumentaram, em média, 1,2 horas por noite. Como resultado, apresentaram uma redução significativa na ingestão de calorias — cerca de 270 kcal por dia a menos em comparação ao grupo controle. A redução calórica se refletiu em perda de peso, mesmo sem alterações no gasto energético total.
Segundo os autores, estender a duração do sono pode ser uma estratégia viável e acessível para reduzir o consumo de energia e favorecer o emagrecimento. Incluir a higiene do sono em programas de saúde pode melhorar os resultados no controle da obesidade.