Você anda com isso no carro? Está correndo um risco grave de tomar multa
Especialistas recomendam que os condutores realizem vistorias regulares
Embora infrações como o excesso de velocidade e o uso do celular ao volante sejam amplamente reconhecidas como passíveis de punição, muitos motoristas ainda desconhecem que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também prevê penalidades para situações aparentemente banais, mas que representam riscos à segurança no trânsito.
Itens do interior do veículo que passam despercebidos no dia a dia podem, se estiverem em desacordo com as normas, resultar em autuações. Um exemplo comum é o uso de tapetes automotivos inadequados. Apesar de parecerem meros acessórios estéticos, quando estão soltos ou com tamanho incorreto, podem escorregar e interferir diretamente no acionamento dos pedais.
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os tapetes devem estar firmemente fixados e não podem comprometer a condução segura do veículo. Caso sejam identificados como potencial risco, o condutor poderá ser autuado por conduzir veículo com acessórios fora das especificações estabelecidas.
Outras situações que podem gerar penalidades
Além disso, há outras situações cotidianas que também podem gerar penalidades. Dirigir descalço, por exemplo, é proibido; entretanto, conduzir o veículo usando chinelos não constitui infração — desde que não interfiram no controle dos pedais.
Outro ponto de atenção são as capas de banco: se elas atrapalharem o funcionamento adequado dos airbags, podem configurar irregularidade. Da mesma forma, a instalação de lanternas de LED não homologadas para o modelo do veículo pode resultar em multa.
Até mesmo objetos soltos no banco traseiro, se colocarem a segurança em risco, entram na lista de infrações.
Por isso, especialistas recomendam que os condutores realizem vistorias regulares não apenas na parte mecânica do automóvel, mas também em acessórios e itens estéticos. Manter o veículo visualmente agradável não garante que ele esteja em conformidade com a legislação. A atenção aos detalhes pode evitar penalidades inesperadas.