10 coisas que você precisa saber antes de ir para Flip, em Paraty

A Bárbara Lins, do blog Descobertas Bárbaras, compartilha algumas dicas para você aproveitar tudo que a Flip pode oferecer

12/07/2019 16:33

Pense numa mulher apaixonada pela Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Sou eu!!! Já participei de cinco edições deste encontro único entre leitores e escritores. Para aproveitar tudo que a Flip pode oferecer, é preciso se planejar e ficar atento a alguns cuidados básicos.

Centro histórico de Paraty, no litoral sul fluminense; a cidade se tornou patrimônio da humanidade da Unesco
Centro histórico de Paraty, no litoral sul fluminense; a cidade se tornou patrimônio da humanidade da Unesco - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Para tornar a experiência dos marinheiros de primeira viagem ainda mais incrível, decidi compartilhar aqui algumas dicas. As minhas amigas Adriana Caitano, Ana Elisa Santana e Ligia Borges me ajudaram!!! Dá uma olhada!

1 – Planejamento

Você já deu uma olhada no mundaréu de palestras, mesas redondas, noite de autógrafos, oficinas, shows e demais eventos que acontecem durante a semana da FLIP? É muuuuita coisa. Minha sugestão é que antes mesmo de embarcar para Paraty você já dê uma olhada no site oficial e faça marque o que você mais tem interesse.

Para aproveitar tudo que a Flip pode oferecer, é preciso se planejar e ficar atento a alguns cuidados básicos
Para aproveitar tudo que a Flip pode oferecer, é preciso se planejar e ficar atento a alguns cuidados básicos - Arquivo pessoal

Quando chegar em Paraty você terá uma nova missão. Além da festa oficial, ocorrem eventos paralelos! Dê uma volta pela cidade pegando todas as programações. Fica uma galera na rua distribuindo, principalmente perto da Igreja Matriz.  Daí tire uma horinha para olhar tudo e terminar de montar sua agenda.

Lembre-se de colocar direitinho horário, local e organizador.

2 – Calçados

Espero que você esteja lendo isso antes de fazer as malas. Esqueça qualquer tipo de sapato que não for extremamente confortável. Você vai precisar de um muro das lamentações se for com sapatos de saltinho, rasteirinhas muito soltas no pé, botas apertadas ou coisa parecida.

As ruas da parte histórica de Paraty são de pedras irregulares. O que vi de gente torcendo o pé por lá não tá no gibi. Você vai andar muito entre uma atividade e outra, então cuide dos pés para não esquentar a cabeça.

3 – Roupas

Por falar em esquentar… Paraty é uma loucura! Uma hora tá frio, uma hora tá fervendo. Traga na sua mala e carregue sempre com você uma blusinha de frio e uma blusa mais leve. Além do clima já ser meio maluco, tem eventos em áreas fechadas. Das duas, uma. Ou vão colocar o ar condicionada lá em cima ou vai estar mega abafado e quente.

E tem mais! Tem muitos eventos que vão noite a dentro, quando a temperatura cai muito. Na primeira vez que fui, comecei pela manhã numa palestra no meio da praça debaixo do sol e fiquei para um show do Lenine à noite. Quase congelei.

4 – Bloco de Notas

Eu sou jornalista e por isso a dupla bloco de notas e caneta tá sempre ao meu alcance, mas muita gente que tá indo para lá não tem esse hábito. Vi muitos visitantes querendo fazer anotações e sem ter como. Durante as palestras e demais atividades podem vir ideias que não devem ser desperdiçadas, então leve papel e caneta com você na mochila!

5 – Endereços

Assim que chegar em Paraty, tá a hora de botar seu calçado confortável e andar em busca dos endereços!!! Eu conheço gente que mora em Paraty e até hoje não sabe o nome de todas aquelas ruas, casarões e locais históricos onde acontecem os eventos.

Grupo observa programação da Flip na Praça da Matriz, em Paraty
Grupo observa programação da Flip na Praça da Matriz, em Paraty - Tomaz Silva/Agência Brasil

O que eu já perdi de atividade porque ninguém sabia onde ficava o local… Pior quando te mandam pro lado errado da cidade. Um evento é colado no outro e o tempo de deslocamento é grande. Portanto, uma dica preciosa é já se localizar e saber os locais do eventos que você não quer perder de jeito nenhum para quando chegar no dia não ficar desesperado.

6 – Não compre livros

Parece doideira, mas é besteira comprar livros lá. Eu sou a tarada do livros, não posso ver uma livraria que saio de lá de sacola cheia, mas pensa comigo…. Os preços não são menores, você vai ficar carregando peso, corre o risco de pagar bagagem extra… pra que? Só acho interessante se o autor estiver lá e você conseguir um autógrafo ou se for difícil de achar o livro na internet. Caso contrário, gaste seu dinheiro nos tabuleiros de doce!

Eu tietando a Maria Valéria Rezende
Eu tietando a Maria Valéria Rezende - Arquivo pessoal

7 – Carregador portátil

Se você é fominha que nem eu, vai querer aproveitar todos os minutos de atividades que puder. Isso significa sair de casa às 9h e só voltar de madrugada. Logo, seu celular provavelmente vai ficar sem bateria.

Como eu tiro muita foto, faço vídeos, gravo os bate-papos e palestras, minha bateria não durava meio dia. A solução então é andar com seu carregador junto com você e ter um daqueles portáteis também. Salvam!

8 – Não conte com internet

Internet em Paraty é sofrecência. Já tive TIM, Claro e Vivo nas cinco edições que participei e vou te contar… Tem lugar que nenhuma pega! Por tanto saia com tudo anotadinho ou salvo em modo off line no seu celular.

9 – Cartões de Visita

Se você é escritor, editor, revisor, tem blog ou simplesmente quer manter contato com as pessoas que conhecer por lá, leve cartões de visita. É muito comum essa troca de cartões por lá, porque pra muita gente é uma chance de fechar negócio, de vender sua ideia de livro ou simplesmente manter contato com alguém que você conheceu por lá e o santo bateu.

 
  - Arquivo pessoal

10 – Perca-se!

Cervejaria feminista
Cervejaria feminista - Arquivo pessoal

Eu sei que eu mandei fazer o planejamento do dia, mas uma das coisas mais gostosas é andar a esmo e descobrir uma atividade nova. Foi assim que descobri músicos incríveis, lançamento de cervejaria feminista, bocas livres fantásticas, lançamentos de livros alternativos geniais… A Flip é um mundo, permita-se viver tudo que ela oferece!!!!

Tem mais dicas? Deixa aqui que eu acrescento. Tem dúvidas? Só deixar nos comentários para eu responder.

Por Bárbara Lins, do blog Descobertas Bárbaras