10 coisas que você precisa saber antes de se hospedar com o Airbnb

25/08/2015 16:21 / Atualizado em 06/05/2020 23:37

O Airbnb é a maior plataforma de hospedagem alternativa do mundo e vem revolucionando a forma como as pessoas viajam, pois proporciona uma experiência mais pessoal e local, diferente da estadia em hotéis.

Se você ainda não se hospedou com o Airbnb, preparamos algumas dicas para você se sentir seguro e confortável antes de fazer o seu check-in. Confira:

1 – Tenha um perfil atrativo e verificado

É importante lembrar que, assim como você escolhe a acomodação e o anfitrião que você acha melhores, o anfitrião também pode selecionar os hóspedes que deseja receber em sua casa. Quanto mais atrativo e confiável for o seu perfil, mais tranquilo o anfitrião ficará ao saber quem está aceitando dentro do seu lar. Por isso, faça as verificações de perfil (telefone, email, redes sociais e identidade), peça referências de amigos e capriche na sua descrição.

2 – Leia atentamente a descrição do anúncio

Para evitar qualquer surpresa, é sempre bom ler tudo o que os anfitriões publicaram sobre a acomodação deles na descrição, nas comodidades oferecidas e nas regras da casa que devem ser respeitadas durante a estadia. Além disso, certifique-se de ler e entender a política de cancelamento do anfitrião antes de enviar um pedido de reserva.

3 – Veja os comentários e avaliações do lugar

 
 

Antes de optar por reservar a acomodação, leia os comentários deixados por outros hóspedes do Airbnb, para ver a reputação do lugar e do anfitrião. Procure preferencialmente por anfitriões que tenham a identidade verificada ou que possuam referências de outros usuários.

4 – Fale com vários anfitriões

Nem sempre a primeira opção de acomodação que você acha é aquela que você vai reservar. Para ter certeza de que você achou a acomodação ideal, converse com vários anfitriões, se apresente a eles e diga o motivo da sua viagem. O anfitrião tem o direito de recusar seu pedido por qualquer motivo que seja, então confira se o local realmente está disponível nas datas que você quer e confirme o preço final.

5 – Tire suas dúvidas com o anfitrião

A plataforma foi feita para que você possa conhecer o seu anfitrião antes de fazer qualquer tipo de pagamento e efetuar a reserva. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas, desde preço e disponibilidade, até regras da casa, vizinhança, se pode usar a máquina de lavar roupas, etc.

6 – Nunca faça nenhuma transação fora do site

Fazendo o pagamento pelo site, você está protegido de não cair em uma emboscada. Se um anfitrião por acaso te pedir para efetuar o pagamento em dinheiro, por depósito bancário ou transferência na conta dele ou qualquer outro meio que não seja dentro da plataforma, caia fora e reporte o caso para o Airbnb. A plataforma não tem controle do que acontece fora dela e, se houver algum problema, ela não poderá te proteger de fraudes e outros problemas de segurança caso a transação que você fizer não constar dentro dela.

7 – Escolha um anfitrião experiente na sua primeira reserva

Se você estiver inseguro na sua primeira vez usando o Airbnb para se hospedar, não se preocupe: os anfitriões estão super abertos a te receber e querem que você tenha uma boa experiência na casa deles. Caso prefira, procure por um anfitrião que já tenha tido várias reservas e que tenha comentários positivos – ele provavelmente não irá te decepcionar.

8 – Combine a entrega de chaves

Depois de ter a reserva confirmada, o anfitrião vai combinar com você como fará a entrega das chaves da casa. Parece complicado, mas não é. Na maioria das vezes, ele mesmo estará no local para te receber, te mostrar o local e suas comodidades. Mas pode ser que no dia ele esteja ausente e mande um familiar, amigo ou vizinho no lugar dele para te receber.

9 – Trate a casa como se fosse sua

Ficar numa acomodação Airbnb é diferente de se hospedar em um hotel. Isso porque, no Airbnb, você está dentro de um lar de outra pessoa, não em um quarto qualquer. Por isso, é importante ter cuidado com a limpeza e os objetos da casa. Por vezes, há uma taxa de limpeza inclusa, mas respeito ao que é do outro é sempre bom, certo?

10 – Use a Central de Ajuda caso haja algum problema

O Airbnb possui um serviço de ajuda ao consumidor muito elogiado, que fornece respostas personalizadas de forma rápida e eficiente. Ao fazer o check-in, você tem até 24h para reportar ao site caso haja qualquer problema com a acomodação. Durante essas 24h, o Airbnb retém o pagamento ao anfitrião justamente para o caso de o hóspede encontrar algum problema ao fazer o check-in. Caso encontre um, procure a Central de Ajuda do site.