10 curiosidades sobre o Deserto do Atacama no Chile
Deserto do Atacama é um destino único e perfeito para que tem um espírito aventureiro
Que o Deserto do Atacama é um destino único e perfeito para que tem um espírito aventureiro, isso não é novidade. Mas tem algumas curiosidades sobre o Atacama, que o tornam ainda mais interessante! Nesse post você vai conhecer um top 10 sobre esse deserto tão queridinho.
Uma das dúvidas mais comuns sobre esse lugar é: Quais são as principais características do Deserto do Atacama? Uma das mais importantes para te contar logo de cara é que nesse destino você pode enfrentar os dois grandes extremos de temperatura: ambos calor e frio bem intensos.
Além disso, você precisa se preparar para viver uma das melhores experiências da sua vida e contemplar algumas das mais lindas paisagens naturais do mundo. Ah e dependendo da época do ano em que você for viajar, dá até para ver a neve. Quer saber mais? Continue a leitura!
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
1. O Atacama é o deserto mais árido do mundo
Assim como outros desertos famosos, o Atacama tem uma característica muito árida, porém entre todos, ele está em primeiro lugar nessa “disputa”. Por conta disso, muitos viajantes perguntam: Por que o Atacama é o lugar mais seco do Planeta? Isso ocorre devido a falta de chuvas em algumas áreas, dentro de um período que já ultrapassa mais de 400 anos.
Essa questão faz com que alguns cuidados extras de saúde se tornem necessários pelos visitantes, principalmente aqueles que não estão acostumados com esse tipo de clima. Para driblar o ar extremamente seco, vale ter na bolsa um sorinho para lavar o nariz e manter hidratado. Assim como a boa e fiel escudeira: garrafa de água é um item que não pode faltar!
2. A variação térmica em um único dia é impressionante
Não importa em qual época do ano você vai viajar, uma coisa é certa quando o assunto é curiosidades sobre o Atacama: você vai encarar uma grande variação térmica ao longo de um dia inteiro. Durante o dia, as temperaturas podem atingir mais de 30ºC, enquanto à noite podem cair abaixo de 0ºC devido à falta de nuvens para reter o calor.
Para te ajudar a lidar com isso de uma maneira mais branda, temos duas dicas de ouro para compartilhar. A primeira é sobre as roupas, leve opções leves, térmicas e casacos mais quentes, assim você poderá se vestir em camadas e adaptar melhor a cada temperatura. Outra coisa que te facilita a ter mais conforto é escolher um bom hotel no Atacama
3. O maior lago salgado do Chile fica no Atacama
Você sabe o que é exatamente um salar? Nada mais é do que um lago de águas salgadas, que inclusive são bem comuns de encontrar pelo Chile. O Salar de Atacama é o maior de todo o Chile, inclusive é um dos mais importantes depósitos de lítio do mundo inteiro.
A vantagem de explorar essa região é a quantidade e a variedade de atrativos turísticos espalhados pelo deserto. Como por exemplo as famosas lagoas, o Magic Bus, fontes de águas termais, cidades fantasmas, uma região com solo que parece de Marte, vulcões e até neve complementando a paisagem.
4. O solo do Atacama é parecido com o de Marte
O fascínio por outros planetas é algo ainda mais intenso na região do Deserto do Atacama. Isso acontece porque algumas partes do deserto têm um solo extremamente seco e estéril, que é comparado ao ambiente marciano, tanto na aparência da terra avermelhada, quanto no aspecto.
Por essa razão, os cientistas se dedicam a estudar o deserto para então poder testar os veículos e equipamentos espaciais ali mesmo. Demais né? Dá para tirar umas fotos bem divertidas e criativas nessa área, além é claro de registrar uma vista lindíssima.
5. O Atacama possui os melhores observatórios astronômicos do mundo
Ao falar de curiosidades do Atacama, não dá para deixar de lado o fato de que a região abriga alguns dos melhores observatórios astronômicos do mundo inteiro! O motivo de toda essa abundância é a vista de um céu noturno excepcionalmente claro e sem poluição luminosa, tudo isso forma o cenário mais lindo e estrelado que você pode sonhar em ver.
Além de observatórios de última geração, bem modernos, como o Observatorio Paranal, o Deserto do Atacama também é escolhido como local estratégico para realizar lançamentos de foguetes. Essa é uma forma de aproveitar a altitude do deserto, assim como a baixa densidade atmosférica, o que contribui para um ambiente mais estável e seguro.
6. O Atacama é Patrimônio Mundial da UNESCO
Quais são as principais características do Deserto do Atacama? Ao buscar esses dados, você descobre que algumas partes do Atacama são consideradas como Patrimônio Mundial da UNESCO! Apesar de não ser toda a região por inteiro, alguns trechos são reconhecidos por sua importância cultural e geológica para o planeta Terra.
Os 4 principais pontos que você vai gostar de visitar são: o museu arqueológico de San Miguel de Azapa ou o Museu de Sítio Colón 10, onde estão exemplares de mumificação artificial da cultura Chinchorro, que viveram na Costa Norte do Atacama, a Cidade fantasma de La Palma e os Caminhos Incas que percorrem mais de 30.000 quilômetros, desde os picos dos Andes até a Costa do Pacífico.
7. É possível relaxar em fontes termais naturais no Atacama
Quem ainda não teve a oportunidade de experimentar um mergulho relaxante em uma fonte termal, vai poder finalmente viver isso enquanto estiver no Chile. Essa é uma das melhores curiosidades sobre o Atacama: em algumas áreas do Deserto do Atacama possuem fontes termais naturais, onde é possível relaxar em “piscinas” de águas quentes e com propriedades medicinais.
Sem dúvidas, esse é um dos atrativos turísticos que vai te proporcionar uma experiência única, bem no meio do deserto! A paisagem ao redor é simplesmente impressionante e grandiosa, mas ainda quando atinge temperaturas baixíssimas, você consegue desfrutar de um banho quente e relaxante nos Geysers Del Tatio ou no Termas de Pamucale.
Aproveite para ler: Agências de Turismo no Atacama: quais são confiáveis e tem os melhores pacotes de viagem para o Atacama
8. Existem oásis escondidos no Atacama
Até agora já vimos opções maravilhosas de lazer e aventura, nessa lista de Deserto do Atacama curiosidades, mas você não pode deixar de incluir na sua viagem pelo menos uma visita aos oásis “escondidos” e espalhados pela região.
O oásis mais pitoresco e conhecido é o famoso Vale de Elqui, onde é possível encontrar algumas plantações de vinhas, pomares de frutas e uma flora muito rica, que contrasta com a paisagem desértica ao redor. Além da paisagem imponente, o local tem uma ótima estrutura para trekking, passeio a cavalo e passeio de jipe.
9. Em algumas lagoas, é impossível afundar
Não dá para falar de curiosidades sobre o Atacama, sem mencionar as belas lagunas presentes no Deserto. São diversas as opções das lagoas para conhecer e elas possuem altos níveis de salinidade, como é o caso da Laguna Cejar. Vale saber que algumas lagoas do Atacama tem um limite para se aproximar e banho proibido, a fim de preservar a integridade do local.
Em contrapartida, há outras como a própria Laguna Cejar, onde os visitantes podem mergulhar e então experimentar a incrível sensação de flutuar na água, devido à alta concentração de sal. Até mesmo quem não sabe nadar, pode ir sem medo de se divertir, porque é realmente impossível afundar. Essa é uma das mais divertidas curiosidades sobre o Atacama.
10. A Rota do Deserto é um dos principais caminhos turísticos do país
A Rota do Deserto é uma rota turística suuuper popular no Atacama. Na verdade, ela é um caminho turístico que atravessa o todo Atacama, levando os visitantes a várias das principais atrações locais, como o Vale da Lua, as Lagunas Altiplânicas, o Geiser del Tatio e outros pontos de interesse dos viajantes.
Na hora de organizar o seu roteiro Atacama, vale muito a pena percorrer essa rota, porque assim você consegue economizar tempo, ao mesmo tempo que já conhece boa parte dos lugares e das curiosidades sobre o Atacama.
Cuidado! Você corre um grande risco de se apaixonar pelas paisagens naturais de lá.
Esperamos que você tenha gostado dessa lista que preparamos com as 10 principais curiosidades sobre o Atacama. Com certeza depois de saber cada uma delas, a sua viagem será ainda mais interessante e completa.