10 destinos em alta no Brasil para viajar no inverno
Viajantes estão trocando os grandes centros por refúgios tranquilos e cheios de natureza
O inverno no Brasil começa oficialmente dia 20 de junho, às 23h42, e se estenderá até 22 de setembro. Para este ano, a previsão é de que ocorram episódios extremos de frio, incluindo geadas, chuva congelada e até neve em algumas áreas. Ideal para quem quer viajar.
Levantamento feito pela plataforma Airbnb aponta que os viajantes brasileiros estão trocando as grandes metrópoles por destinos mais locais e imersos na natureza.

Cidades como Brasília, Santo Amaro do Maranhão —uma das portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, conhecida por suas lagoas e paisagens deslumbrantes— e Olímpia, famosa por suas atrações aquáticas e bastante procurada por famílias, estão entre os destaques que moldam as viagens de inverno.
10 destinos em alta no Brasil para viajar no inverno
A pesquisa do Airbnb revelou ainda os dez destinos nacionais e internacionais em alta para viajar no inverno. Confira abaixo:
- Brasília (DF, Brasil)
- Joinville (SC, Brasil)
- Cachoeira Paulista (SP, Brasil)
- Santo Amaro do Maranhão (MA, Brasil)
- Olímpia (SP, Brasil)
- Cabo Frio (RJ, Brasil)
- Mairiporã (SP, Brasil)
- Angra dos Reis (RJ, Brasil)
- Porto Seguro (BA, Brasil)
- Campos do Jordão (SP, Brasil)
Para os brasileiros que planejam uma viagem internacional, os destinos em alta vão desde opções próximas, na América Latina, até cidades em outros continentes, como Edimburgo, Bangkok e Istambul:
- Santiago (Chile)
- Punta Cana (República Dominicana)
- Edimburgo (Escócia)
- Bangkok (Tailândia)
- Istambul (Turquia)
- San Pedro de Atacama (Chile)
- Amalfi (Itália)
- Roma (Itália)
- Mykonos (Grécia)
- Seul (Coreia do Sul)
Destinos que aquecem viagens no mundo nos próximos meses
Optar por destinos mais locais não é uma tendência exclusiva do Brasil. Globalmente, um em cada cinco hóspedes afirmou ter escolhido o Airbnb em vez de outras formas de acomodação justamente pela busca por uma experiência de viagem mais autêntica e local.
Neste inverno, viajantes ao redor do mundo estão evitando multidões e preferindo destinos com gastronomia regional e autêntica.
De acordo com uma pesquisa recente da Panterra, quase metade (47%) dos viajantes prioriza a culinária local como parte essencial de suas experiências. Para os amantes da boa mesa, aqui estão alguns dos destinos em alta para o período de 20 de junho a 22 de setembro de 2025 ao redor do mundo no Airbnb:
Alassio (Itália)
Refúgio costeiro com clima mediterrâneo e gastronomia baseada em frutos-do-mar, flores, ervas e o famoso azeite Riviera Ligure DOP.
Roterdã (Holanda)
Conhecida como a “segunda cidade” do país, destaca-se por sua cena gastronômica moderna e internacional, com experiências como tours culinários pela cidade.
Chiclana de la Frontera (Espanha)
Vila charmosa na Costa de la Luz, com restaurantes premiados e pratos com atum azul.
Belo Horizonte (Brasil)
Famosa pelos sabores tradicionais de Minas Gerais, como feijão tropeiro e pão de queijo, Belo Horizonte também se destaca por seus tours e experiências para conhecer os cafés especiais e principais atrativos da cidade.
Shillong (Índia): Reconhecida pela culinária Khasi e comidas de rua locais como kwai e aloo muri.
Marloth Park (África do Sul): Próximo ao Parque Nacional Kruger, possui clima ideal para vinhedos escondidos e experiências enogastronômicas.
Arakawa City (Japão): Alternativa mais tranquila a Shibuya, em Tóquio, oferece aulas de lámen e guioza, além de cafés tradicionais em Joyful Minowa.
Rawai (Tailândia): Vila costeira em Phuket com forte presença de frutos-do-mar frescos e ingredientes tradicionais tailandeses.
Santa Teresita (Argentina): Reúne mais de 50 restaurantes premiados e influências europeias.
Oneonta (EUA): refúgio escondido nas montanhas Catskills, conhecido por suas cervejarias artesanais e opções farm-to-table.