10 destinos para viajar de forma mais sustentável

Pesquisa mostra que viajantes brasileiros demonstraram interesse de fazer escolhas de viagem mais sustentáveis

07/06/2025 01:32

Com o aumento da preocupação ambiental, o turismo sustentável tem ganhado destaque entre viajantes conscientes. Mais do que visitar novos destinos, turistas buscam hoje minimizar o impacto ecológico de suas jornadas, adotando práticas como o uso de transporte coletivo, hospedagem em acomodações ecológicas e a valorização da economia local.

Para um número crescente de pessoas, viajar de forma sustentável deixou de ser uma tendência e passou a ser uma prioridade. É o que revela o Relatório de Viagens e Sustentabilidade da Booking.com de 2025.

Puebla, no México, é um dos destinos para viajar de forma mais sustentável
Puebla, no México, é um dos destinos para viajar de forma mais sustentável - Divulgação/Booking.com

O estudo aponta que 98% dos viajantes brasileiros demonstraram interesse de fazer escolhas de viagem mais sustentáveis, e 69% afirmaram ter adotado mudanças em seus hábitos de viagem com esse objetivo.

A pesquisa anual, a Booking.com traçou o perfil de diversos destinos globais, de regiões às margens do Lago de Genebra até a atmosfera animada de Ancara, que oferecem uma variedade de acomodações com certificados de sustentabilidade de terceiros confiáveis. Confira abaixo dez destinos globais para viajar de forma mais sustentável

10 destinos para viajar de forma mais sustentável

Puebla (México)

Puebla, a pouco mais de uma hora da Cidade do México, se destaca por sua tradição gastronômica, arquitetura colonial, cerâmica e, mais recentemente, por iniciativas de sustentabilidade.

Puebla fica a pouco mais de uma hora da Cidade do México
Puebla fica a pouco mais de uma hora da Cidade do México - DC_Colombia/iStock

No centro histórico, visitantes podem conhecer a Catedral de Puebla, Patrimônio Mundial da Unesco, e explorar a cidade a pé. O mole poblano, prato típico feito com chocolate e pimentas, pode ser degustado em passeios gastronômicos pela região.

Detalhes dos prédios histórico da cidade de Puebla
Detalhes dos prédios histórico da cidade de Puebla - Alan Mazzocco/iStock

Para atividades ao ar livre, o Parque Ecológico de Puebla oferece trilhas, ciclovias, áreas para piquenique e jardins com vegetação nativa e fauna local. Outros pontos de interesse incluem a Estrela de Puebla, roda-gigante com vista da cidade, e a Grande Pirâmide de Cholula, importante sítio arqueológico.

Roanoke (EUA)

Escondida nas Montanhas Blue Ridge da Virgínia, Roanoke, é um destino em crescimento que vem adotando práticas sustentáveis enquanto preserva o estilo de vida de cidade pequena e promove atividades ao ar livre.

Roanoke vem adotando práticas sustentáveis enquanto preserva o estilo de vida de cidade pequena
Roanoke vem adotando práticas sustentáveis enquanto preserva o estilo de vida de cidade pequena - Divulgação

Visitantes podem explorar a cidade por meio de um tour que combina gastronomia, história e cultura local, além de conhecer o conceito de “ruas completas”, que prioriza a mobilidade compartilhada entre veículos, bicicletas, scooters e pedestres.

Winnipeg (Canadá)

Winnipeg, localizada no coração do Canadá e conhecida por sua beleza natural com herança indígena e cenário artístico, é uma cidade que deveria estar na lista de todos.

Winnipeg é conhecida por sua beleza natural com herança indígena
Winnipeg é conhecida por sua beleza natural com herança indígena - HPphoto/iStock

Os amantes de arte e história podem conhecer as coleções da Winnipeg Art Gallery-Qaumajuq e o mundialmente renomado Canadian Museum for Human Rights, enquanto os entusiastas de atividades ao ar livre podem escolher entre navegar de caiaque no verão ou patinar durante o inverno na maior trilha congelada do mundo ao longo dos rios Assiniboine e Red.

Vista do Forks Market, centro gastronômico em Winnipeg
Vista do Forks Market, centro gastronômico em Winnipeg - omo11353/iStock

É possível fazer um passeio guiado pela cidade como uma forma interativa de aprender mais sobre o destino, conhecendo pontos turísticos famosos como The Forks, na interseção dos rios Red e Assiniboine, ou passear pelo histórico distrito francófono de Saint Boniface.

Hamburgo (Alemanha)

Hamburgo é uma cidade portuária que combina inovação urbana e compromisso com a sustentabilidade. Com uma extensa rede de parques, telhados verdes e iniciativas que incluem zonas de baixa emissão de carbono, que restringem o acesso de veículos e contam com muitas ciclovias, é um ótimo destino para uma folga.

A cidade portuária de Hamburgo combina inovação urbana e compromisso com a sustentabilidade
A cidade portuária de Hamburgo combina inovação urbana e compromisso com a sustentabilidade - nilsz/iStock

O distrito HafenCity de Hamburgo, um dos maiores projetos de renovação urbana da Europa, transformou um antigo porto em um bairro com cafés descolados, arquitetura moderna e espaços culturais, como o Marco Polo Terraces, um excelente exemplo de vida sustentável.

Vista do Elbphilharmonie,  sala de concertos localizada no distrito de HafenCity, em Hamburgo
Vista do Elbphilharmonie,  sala de concertos localizada no distrito de HafenCity, em Hamburgo - kateafter/iStock

Entre os principais pontos de interesse estão a Elbphilharmonie, o Museu Marítimo Internacional e os calçadões à beira do rio. Para outra perspectiva da cidade, é possível fazer um passeio de barco no Hamburg Outer Alster.

Haia (Holanda)

Sede do governo holandês e da família real e conhecida por uma rica história, importância internacional e compromisso com a sustentabilidade, a atraente cidade de Haia, ou Den Haag para os nativos, é imperdível.

Binnenhof, a sede do Parlamento holandês na cidade de Haia
Binnenhof, a sede do Parlamento holandês na cidade de Haia - neirfy/iStock

Na Holanda, a bicicleta é um meio de transporte amplamente utilizado, e os visitantes podem explorar a cidade em passeios guiados, passando por ruas tranquilas e áreas verdes como o Zuiderpark, que abriga hortas comunitárias e ações de preservação da biodiversidade.

A gastronomia local inclui restaurantes que utilizam ingredientes orgânicos e de produção local. Entre as especialidades, destaca-se o arenque, tradicional na culinária holandesa.

Vista do Palácio da Paz, um dos cartões-postais de Haia
Vista do Palácio da Paz, um dos cartões-postais de Haia - bloodua/iStock

A poucos minutos do centro, o bairro de Scheveningen oferece praias extensas, calçadão e cafés à beira-mar com frutos do mar. Haia também reúne pontos como o complexo Binnenhof, o museu Mauritshuis, com obras de Johannes Vermeer, e áreas de lazer à beira do Mar do Norte.

Ancara (Turquia)

Localizada no centro da Turquia, Ancara, capital do país, avança em iniciativas de sustentabilidade enquanto preserva seu patrimônio histórico e cultural.

Rua de comércio popular em Ancara, na Turquia
Rua de comércio popular em Ancara, na Turquia - Recep Kurnaz/iStock

Os visitantes podem caminhar pelas ruas de Hamamönü, com casas otomanas preservadas, ou explorar os bazares da cidade. Áreas verdes como Gençlik Parkı e Seğmenler Parkı oferecem opções de lazer ao ar livre.

Teleférico é uma das formas de transporte em Ancara
Teleférico é uma das formas de transporte em Ancara - Birol Dincer/iStock

O transporte público inclui metrô e ônibus elétricos, que reduzem a emissão de poluentes e facilitam o acesso a pontos como o Museu das Civilizações da Anatólia. Também é possível fazer um tour privado por Anıtkabir e outros marcos históricos.

Genebra (Suíça)

Genebra, no sul do Lago Genebra, é reconhecida por suas iniciativas sustentáveis e por abrigar centros de importância internacional. Entre os principais pontos de interesse estão o Palais des Nations, o Relógio das Flores e a Place Bourg-de-Four.

Vista panorâmica da bela cidade de Genebra; cidade é reconhecida por suas iniciativas sustentáveis
Vista panorâmica da bela cidade de Genebra; cidade é reconhecida por suas iniciativas sustentáveis - Sean Pavone/iStock

A cidade também conta com áreas verdes como o Parc des Bastions e o Parc La Bâtie. É possível fazer passeios pelo centro histórico, incluindo degustações de chocolate. Visitantes hospedados em acomodações locais têm acesso gratuito ao transporte público durante a estadia.

A imponente sede das Nações Unidas, em Genebra
A imponente sede das Nações Unidas, em Genebra - trabantos/iStock

Nos arredores, uma viagem de um dia permite conhecer a Riviera Suíça, com paradas nos vinhedos de Lavaux (patrimônio da Unesco), no Chaplin’s World e no Castelo de Chillon, acessível por cruzeiro em barco a vapor.

Aarhus (Dinamarca)

Aarhus, segunda maior cidade da Dinamarca, reúne elementos da história viking com arquitetura contemporânea e espaços culturais. As atrações incluem o ARoS Art Museum, com sua plataforma panorâmica de arco-íris, o museu ao ar livre Den Gamle By e o centro cultural DOKK1.

Aarhus é a segunda maior cidade da Dinamarca
Aarhus é a segunda maior cidade da Dinamarca - Divulgação

É possível fazer um passeio por arte de rua e rooftops para conhecer as obras de arte que a cidade tem a oferecer. Nos mercados locais, como o Ingerslevs Boulevard, e em restaurantes, é comum o uso de produtos orgânicos. Uma das especialidades é o smørrebrød, sanduíche aberto preparado com ingredientes frescos e locais.

Conjunto de prédios residenciais na cidade de Aarhus, na Dinamarca
Conjunto de prédios residenciais na cidade de Aarhus, na Dinamarca - balipadma/iStock

Visitantes também podem explorar a área do porto e usar caiaques gratuitos, uma iniciativa voltada à preservação da limpeza das águas.

Newcastle (Reino Unido)

Newcastle upon Tyne, no nordeste da Inglaterra, combina marcos históricos com um olhar voltado para o futuro. Conhecida pela Tyne Bridge e seu passado industrial, a cidade tem investido em iniciativas sustentáveis e na valorização de espaços culturais e comunitários.

A Tyne Bridge, um dos cartões-postais de Newcastle
A Tyne Bridge, um dos cartões-postais de Newcastle - georgeclerk/iStock

Entre os destaques estão o Newcastle Castle, fortaleza medieval que marca o início da cidade, e o Sage Gateshead, espaço dedicado à música e às artes, localizado às margens do rio. Para quem busca experiências diferentes, há a opção de fazer uma excursão a pé por ruas menos conhecidas, explorando episódios da história criminal da cidade.

Pôr do sol em Nobbys Beach, nas arredores de Newcastle
Pôr do sol em Nobbys Beach, nas arredores de Newcastle - Gavin Guan/iStock

A Grey Street, considerada uma das mais importantes, reúne o Theatre Royal, galerias, cafés, bares e restaurantes que priorizam produtos de origem local. Com sua arquitetura georgiana preservada, é um dos principais pontos de convivência e visitação da cidade.

Seul (Coreia do Sul)

Seul reúne tradição e modernidade em um só lugar. De um lado, os templos e palácios preservam a história do país, de outro, bairros como Gangnam concentram tendências de moda, tecnologia e cultura pop.

Seul reúne tradição e modernidade em um só lugar.
Seul reúne tradição e modernidade em um só lugar. - Divulgação

Com a crescente popularidade do K-pop, visitantes podem participar de uma aula de dança para vivenciar esse fenômeno cultural de perto. Passeios guiados são uma forma prática de explorar pontos como o Palácio Gyeongbokgung, o Museu Nacional do Folclore e outras atrações que retratam a história e o cotidiano coreano.

Palácio Gyeongbokgung, uma das joias arquitetônicas de Seul
Palácio Gyeongbokgung, uma das joias arquitetônicas de Seul - aomam/iStock

Para quem quer se aprofundar na cultura local, há opções de aulas de culinária combinadas com visitas a mercados tradicionais, onde é possível aprender sobre ingredientes e receitas do dia a dia. Já em Hongdae, bairro associado à cena jovem e criativa de Seul, o foco está na arte urbana, nos cafés independentes e na música. A região é um ponto de encontro para quem busca experiências ligadas à cultura contemporânea coreana.