Nova Zelândia: 10 dicas para quem planeja ir pela 1ª vez

19/03/2017 21:20

Já imaginou conhecer as belezas naturais da Nova Zelândia, mas ainda não sabe por onde começar a planejar a viagem. Afinal, não deve ser fácil nem barato chegar ao outro lado do mundo, certo? Errado!

O que pouca gente sabe é que a Nova Zelândia está cada vez mais acessível –a começar pela conexão direta via Buenos Aires e Santiago, com voos de 13 horas até lá. A diferença é pouca em relação a voar para a Europa ou mesmo para os Estados Unidos; Los Angeles, por exemplo, está a 12 horas de São Paulo.

Vista panorâmica de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia
Vista panorâmica de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia

É possível visitar o país em qualquer época do ano, sozinho ou com amigos. Confira abaixo atrações para todas as idades. O próximo passo é arrumar as malas!

1 – Quando ir?

Por estar no hemisfério Sul, as estações do ano são as mesmas do Brasil. O verão é a alta temporada e é quando todo mundo aproveita ao máximo para curtir as atividades ao ar livre. Para economizar, vale fugir da alta e aproveitar a primavera e o outono, com temperaturas amenas. O inverno é mais rigoroso e costuma nevar especialmente na Ilha Sul, um pouco mais fria, mas é a época ideal para conhecer suas concorridas pistas de esqui.

2 – Como chegar?

Ovelhas da raça Merino pastam às margens do lago Wakatipu, perto de Queenstown
Ovelhas da raça Merino pastam às margens do lago Wakatipu, perto de Queenstown

Não é preciso cruzar o mundo para chegar na Nova Zelândia. Partindo do Brasil, a Air New Zealand tem voos diretos de 13 horas a partir de Buenos Aires. Quem prefere voar Latam tem a opção de ir via Santiago, também com voos de 13 horas. Importante: turistas não precisam de visto para visto para visitar a Nova Zelândia.

3 – Como se deslocar?

A Nova Zelândia é um país muito pequeno. Seu território total tem dimensões próximas ao do estado do Rio Grande do Sul. Por isso, as distâncias são muito curtas; nenhum voo interno dura mais que 2 horas, por exemplo. Outras opções são alugar um carro, van ou motorhome e aproveitar suas belas estradas. Por todo o país há pontos de camping espalhados onde você pode parar o carro e dormir por lá, uma economia e tanto em hospedagem. 

4 – Opções para os jovens e aventureiros!

Há diversas empresas de ônibus que oferecem passagens bem econômicas por todo o país. A Naked Bus tem tíquetes que incluem paradas nos dez principais destinos turísticos do país por 269 dólares neozelandeses. A Kiwi Experience vende passes de 1 ano que você pode utilizar para ir a qualquer lugar do país, contanto que não repita nenhum trecho, ideal para mochileiros.

5 – O que visitar e quantos dias ficar?

Hobbiton, onde foram gravadas cenas da trilogia “O Senhor dos Anéis”

O roteirão básico inclui Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, Rotorua, onde é possível ver gêiseres, fontes termais e piscinas de lama fervente, e Queenstown, conhecida pelo turismo de aventura. Pode ser percorrido de 7 a 10 dias. Os turistas também costumam incluir visitas ao Hobbiton Movie Set, onde foram gravadas cenas das trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, além de Milford Sound, o fiorde mais visitado do país. 

6 – E para fugir do básico?

Inclua uns dias a mais e explore a região de Northland, pertinho de Auckland, onde estão algumas das praias mais bonitas do país. A capital Wellington também merece ser visitada: super descolada, ela é repleta de bons cafés e restaurantes e tem uma vibe parecida com a de San Francisco, na Califórnia. 

7 – Dá para fazer uma viagem barata?

Kelburn Hill, em Wellington, capital da Nova Zelândia
Kelburn Hill, em Wellington, capital da Nova Zelândia

Além de todas as dicas acima, vale ressaltar que o maior apelo da Nova Zelândia são as suas belas paisagens –em Queenstown, por exemplo, não custa nada curtir um belo dia de sol à beira do Lago Wakatipu, um dos cenários mais lindos do país, e visitar os Queenstown Gardens, repleto de lagos e aéreas verdes. Comprar comida em mercados locais, aliás, é outra boa maneira de poupar dinheiro. Vale lembrar que o dólar neozelandes é mais barato que o americano e vale cerca de R$ 2,50. 

8 -É seguro viajar pela Nova Zelândia?

Sim! A Nova Zelândia é um dos países mais seguros do mundo –ocupa a quarta posição de acordo com o Global Peace Index 2016, estudo anual realizado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP). O país também ocupa o nono lugar em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de ser referência no combate à corrupção. 

9 – Os neozelandeses são receptivos?

Doubtful Sound, um dos 14 fiordes da Nova Zelândia
Doubtful Sound, um dos 14 fiordes da Nova Zelândia

Os neozelandes têm uma história que mistura as culturas maori, europeia, asiatica e das ilhas do Pacífico. Por isso, é uma população bem mista. No geral, eles são tranquilos, receptivos e amigáveis, sempre dispostos a ajudar com alguma informação local.

10 – E para saber mais?

O site www.newzealand.com tem informações português e reúne dicas de itinerários, excursões e atividades.