10 livros de viagem que você tem que ter na mochila

Por: Redação

O escritor Derek Walcott definiu como ninguém a sinergia entre leitura e viagens com sua famosa frase “Eu leio, eu viajo, eu existo”. Se o Worldpackers te ajuda a viajar para mais de 90 países no mundo trocando suas habilidades por hospedagem, chegou nossa hora de te dar umas dicas sobre o que ler pelo caminho. O único “risco” é você se deixar levar por cada um desses livros e prolongar sua jornada a cada novo capítulo. Lá vai!

1 – “On the road”, Jack Kerouac

O livro deveria vir com um aviso para aqueles com impulso compulsivo de fazer as malas e partir. Tido como uma das mais famosas obras sobre o tema, ele narra as aventuras de Sal Paradise atravessando, indo, voltando e nomadizando pelos EUA e México sozinho e junto de um bando de amigos particularmente malucos.

Para inspirar: “Tenho a visão de uma grande revolução de mochilas, milhares ou até mesmo milhões de pessoas vagando por aí com mochilas nas costas, subindo montanhas para rezar, fazendo as crianças rirem e deixando os velhos contentes”, On the road.

2 – “Cem dias entre céu e mar”, Amyr Klink

E se alguém te falasse que uma pessoa já conseguiu atravessar o caminho da África até o Brasil com um barquinho a remo? E se essa pessoa fosse um brasileiro? Pois é, um dos nossos mais famosos aventureiros, o velador Amyr Klink, foi o autor dessa proeza narrada (remada a remada!) nesse livrinho curto, mas fascinante.

3 – “Na natureza selvagem”, Jon Krakauer

Qualquer viajante que tenha buscado inspiração pra largar tudo e cair na estrada atrás de um propósito maior, muito provavelmente a encontrou nas histórias de Chris McCandless. O que muita gente não sabe é que o filme de mesmo nome na verdade nasceu desse brilhante e muito mais completo relato de Jon Krakauer. O livro conta passo a passo a jornada de Chris cruzando os EUA, desde os tempos de faculdade até sua opção de abandonar família, posses matérias e sua busca por uma verdade mais essencial.

Para inspirar: “É nas experiências, nas lembranças, na grande e triunfante alegria de viver na mais ampla plenitude que o verdadeiro sentido é encontrado”, Na natureza selvagem.

4 – “Viajo logo Existo – 1 ano na estrada”, Leonardo e Rachel Spencer

O casal Spencer mostrar literalmente – com fotos alucinantes – que é possível sim viajar o mundo de carro. Nesta primeira edição, eles narram e ilustram os melhores momentos dos primeiros 50 mil quilômetros de viagem, passando por países como Chile, Colômbia, Nicarágua e Costa Rica.

5 – “De moto pela América do Sul”, Ernesto Che Guevara

Posições políticas a parte, é inegável a riqueza com que o autor descreve sua trajetória de moto, ao lado do melhor amigo, pelos confins – presenciando tanto as belezas, como as adversidades – de uma América do Sul desconhecida e inexplorada.

Para inspirar: “Eu não sou mais eu, pelo menos não sou o mesmo que era antes. Esse vagar sem rumos pelos caminhos de nossa Maiúscula América me transformou mais do que me dei conta”, Diários de motocicleta.

6 – “A arte de viajar”, Alain de Botton

Barbados, Amsterdã, Madri, deserto do Sinai. Estes são alguns dos lugares que o autor nos leva para conhecer contando como cada detalhe de cada viagem –tanto os positivos, como negativos– podem transformar nossa percepção dos lugares que visitamos. Seja por causa da excentricidade dos aeroportos ou do charme dos postos de gasolina da beira da estrada, cada experiência de viagem irá te transformar de alguma maneira.

Para inspirar: “Mas o que é o estado de espírito de viajante? Pode-se dizer que a receptividade é sua principal característica. Aproximamo-nos de novos lugares com humildade. Não trazemos ideias rígidas sobre o que é interessante”, A arte de viajar.

 7 – “Livre”, Cheryl Strayed

Um relato dramático e intenso sobre a caminhada solitária de 1.770 km da autora. Enfrentando todo tipo de perigo e desgaste – físico, mental e emocional – ela nos guia por um caminho de autoconhecimento, privação e, acima de tudo, redenção. Inspiração pra todos nós, principalmente para mulheres que viajam sozinhas.

Para inspirar: “Apesar de todas as coisas que eu fiz de errado, só de terem me feito chegar aqui, elas se tornam certas”, Livre.

8 – “A pior viagem do mundo”, Apsley Cherry-Garrard

Viajar sempre envolve experiências boas, aventuras inesquecíveis e relatos de lugares apaixonantes, certo? Mas e quando tudo dá errado, o planejamento não sai como esperado e até sua vida corre risco? Essa é a história da Pior viagem do mundo, que conta a saga malsucedida do capitão Robert Falcon Scott até a Antarctica.

9 – “A viagem de Theo”, Catherine Clement

Por que existem tantas religiões no mundo? Por que a busca pela espiritualidade se tornou parte essencial do ser humano? A viagem de Theo narra a jornada do garoto junto da tia pelas principais religiões do mundo e os locais onde elas são praticadas. Desde a Europa, passando pela Ásia, chegando inclusive até o Brasil, o livro mostra as origens e crenças de cada grande culto religioso.

10 – “Jovem o suficiente”, Felipe Sant’Ana Pereira

Jovem o suficiente conta a história do brasileiro de 19 anos Felipe Sant’Ana que deu a volta ao mundo fotografando e entrevistando crianças de diversos países. Quer mais inspiração que isso?

Para viajar: Worldpackers

Compartilhe:

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …