10 lugares para ver o céu como você nunca viu
Com baixa nebulosidade e nenhuma poluição luminosa, os destinos abaixo são fascinantes aos olhos de quem ama o céu.
Durante o dia, o céu límpido acompanha os viajantes, enquanto à noite, as constelações parecem sorrir a cada um dos sortudos que têm a chance de conhecer estes lugares. Muitos destes locais ganharam pontos de observação astronômica, graças ainda à altitude onde estão fixados.
E, com todas essas características, acabaram sendo descobertos por apaixonados por astronomia, profissionais ou não, de todas as partes do mundo. Quer fazer parte deste grupo? O pessoal do Skyscanner fez uma seleção de 10 lugares espetaculares para apreciar o céu.
- 3 cidades no Chile que merecem sua visita além de Santiago
- Quer ir para o Marrocos? Estes 5 passeios vão convencer você!
- 3 lugares que fogem do óbvio para você curtir o verão no Brasil
- 10 motivos para visitar e amar Corumbau, no sul da BA
1 – Deserto do Atacama (Chile)
Entre as Cordilheiras dos Andes e a Cordilheira Domeyko, o Deserto do Atacama é destino obrigatório de quem viaja em busca de aventura e contato intenso com a natureza. Ele tem todas as características necessárias para ser um ótimo ponto de observação estrelar e, por isso, ganhou vários observatórios.
O sucesso é tanto, que a região conta com um hotel astronômico, o famoso Elqui Domos, onde é possível admirar a beleza do céu, sem sair do quarto.
2 – Neon Canyon (Utah – EUA)
Utah é um dos Estados norte-americanos que abriga diversas áreas com ótima visibilidade astronômica, assim como o Havaí, o Arizona e o Novo México. Ali, é possível encontrar diversos campings onde os visitantes passam a noite apenas para observar as estrelas.
O Neon Canyon, porém, se destaca como o melhor destino para esta finalidade. Localizado dentro do deserto Grand Staircase Escalante, faz parte da rota de aventureiros que querem descobrir o que há de mais mágico no território americano.
3 – Vulcão Mauna Kea (Havaí – EUA)
No topo do vulcão Mauna Kea, foi instalado o Observatório W. M. Keck, onde acontecem visitas apenas durante o dia. Os visitantes, porém, podem contratar passeios guiados para subir até o vulcão e, lá do alto, observar o pôr-do-sol ou o amanhecer, conferindo ainda o espetáculo que é o seu céu durante a noite e a madrugada. Um bom endereço na web para verificar as informações sobre os passeios é o site Mauna Kea Summit Adventures.
4 – Aoraki Mackenzie (Nova Zelândia)
A maior montanha da Nova Zelândia é um lugar mais que perfeito para admirar as estrelas. O local abriga a primeira Dark Sky Reserve (entidade responsável por avaliar as condições necessárias para observações astronômicas) do Hemisfério Sul e atrai viajantes interessados na ótima visibilidade que proporciona em dias de céu limpo. Para fazer o passeio, a dica é contratar os serviços do pessoal da Earth & Sky.
5 – Parque Nacional Kruger (África do Sul)
Segundo o Visit Africa (órgão de turismo local), o Parque Nacional Kruger é o maior parque de vida livre selvagem da África do Sul. E os números comprovam este fato: cerca de 20 mil km² de reserva ambiental são protegidos pelo parque, que é dono de paisagens deslumbrantes, além de ser ponto de encontro para os apaixonados pelo céu, tanto de dia, quanto de noite. No site SANParks, você descobre todas as atividades permitidas dentro desta área de proteção ambiental.
6 – Reserva Natural NamibRand (Namíbia)
O segundo Dark Sky Reserve localizado no hemisfério sul foi instalado na Reserva Natural NamibRand, graças às condições perfeitas que o local oferece para observar o céu: baixa nebulosidade, pouca poluição luminosa e tempo seco. Dentro da reserva, ficam alguns hotéis de luxo, como o Sossusvley Desert Lodge, que está sempre à disposição dos viajantes que podem pagar por uma experiência ainda mais completa.
7 – Kiruna (Suécia)
Kiruna é uma cidade sueca, localizada ao norte do país e muito procurada por quem quer ver a aurora boreal. O espetáculo pode ser admirado nos meses que vão de setembro a março, mas em outras épocas do ano, seu céu continua lindo, graças à pouca poluição luminosa existente na região.
8 – Crimeia
A península de Crimeia é uma república que territorialmente pertence à Ucrânia, mas que é politicamente controlada pela Rússia. É um lugar famoso pela beleza de seu litoral e, aos poucos, é descoberto pelos apaixonados por astronomia, tanto pela presença de um observatório astrofísico, quanto pelas condições perfeitas que permitem a contemplação das estrelas e diferentes constelações.
9 – Tenerife (Espanha)
Tenerife pertence às Gran Canárias e é uma das maiores ilhas do arquipélago. Muitas de suas cidades são bastante urbanizadas, mas há áreas completamente desertas, onde é possível admirar o céu de um jeito todo especial.
O miradouro de Masca, por exemplo, fica no alto do município de Santiago del Teide, na região noroeste da ilha. As excursões até lá são feitas de carro e, geralmente, por conta dos visitantes. Como não há nenhuma infraestrutura por perto, a dica é levar roupas adequadas, alimentos e, caso a ideia seja passar a noite toda por lá, equipamentos para acampar.
10 – Deserto de Sonora (México e EUA)
As excursões noturnas dentro do Deserto de Sonora são organizadas por diferentes agências turísticas e partem principalmente de Phoenix, capital do Arizona. O objetivo, além de admirar as estrelas, é permitir que os visitantes tenham um contato mais direto com a vida selvagem típica deste deserto, observando ainda a vegetação e as várias espécies de animais que vivem na região.