10 mercados gastronômicos para conhecer em Nova York

'Food halls' que se tornaram sensação na Big Apple; veja a lista

Por: Redação

Se existe um programa que os nova-iorquinos amam são os mercados gastronômicos. Nos últimos anos, a cidade viu estes espaços se ampliarem pelos “boroughs” (distritos) de Nova York.

Os mercados gastronômicos são perfeitos para uma refeição a qualquer hora do dia, qualquer que seja a estação do ano. Porém, é no verão que estes espaço ficam ainda mais charmosos.

A agradável brasserie Liberty, com vista do rio Hudson, é uma das opções gastronômicas no mercado Le District, em Nova York
Créditos: Divulgação
A agradável brasserie Liberty, com vista do rio Hudson, é uma das opções gastronômicas no mercado Le District, em Nova York

Independentemente de contemplarem os sabores de um único país, como Itália, Espanha ou Cingapura, ou de serem uma verdadeira torre de Babel etílico-gastronômica concentrada num único lugar, é possível comer bem pagando preço justo.

Alguns mercados gastronômicos de Nova York ainda contam com curadoria de chefs renomados da maior metrópole do mundo.

Confira abaixo uma lista com 10 mercados gastronômicos preparada pela New York City Tourism + Conventions, organização oficial de marketing de destino, e que são o novo must-see em sua próxima viagem à Big Apple.

10 mercados gastronômicos para conhecer em Nova York

Market 57

É o mais novo mercado gastronômico de Nova York. Inaugurado em abril, o espaço fica no Píer 57, antigo terminal de embarque e armazenamento junto ao Rio Hudson.

É o mais novo mercado gastronômico de Nova York
Créditos: Divulgação
É o mais novo mercado gastronômico de Nova York

Os 15 restaurantes têm curadoria da Fundação James Beard e são de propriedade sobretudo de minorias e mulheres.

Destaque para a unidade do Nom Wah, mais antigo restaurante de dim sum de Nova York, e do Zaab Zaab, considerado um dos melhores tailandeses da cidade.

Completam o espaço o City Winery, misto de vinícola, restaurante e casa de shows, e o Rooftop Park, que, na cobertura oferece um amplo espaço para sentar e relaxar.

Onde: 25 11th Avenue, ao lado do Little Island
Horário: diariamente, das 11h às 20h

2 – Tin Building

Inaugurado em setembro de 2022, é a menina dos olhos do estrelado e celebrado chef francês Jean-Georges Vongerichten.

O espaço ocupa onde antes funcionava o Fulton Fish Market, o mais importante mercado atacadista de peixes e frutos do mar dos Estados Unidos.

O Tin Building é um dos mais novos mercados gastronômicos de Nova York
Créditos: Divulgação
O Tin Building é um dos mais novos mercados gastronômicos de Nova York

O resultado do projeto não podia ser mais primoroso: um mercado com quase 5 mil m² cujos restaurantes dão a volta ao mundo dos sabores, incluindo o Shikku (japonês), T. Brasserie (francês), Frenchman’s Dough (italiano) e Taquito (mexicano).

Em homenagem aos tempos de ouro do antigo mercado de peixes, há o Fulton Fish Co., enquanto os vegetarianos e veganos têm no Seeds and Weeds.

A Spoiled Parrot é um doce de loja, literalmente, além de altamente instagramável, e o Mercantile faz a festa dos mestre-cucas com seus azeites, geleias, molhos, temperos e utensílios maravilhosos.

Onde: 96 South Street, no Píer 17, Financial District
Horário: domingo a quinta, das 8h às 22h, e, às sextas e sábados, das 8h às 22h30

3 – Chelsea Market

Pioneiro na tendência dos mercados gastronômicos que invadiram NY nos últimos anos, o Chelsea Market foi aberto em 1997 onde outrora funcionava a fábrica de biscoitos Nabisco. É food hall mais famoso e icônico da cidade.

Para matar a fome, opções certeiras são o Los Tacos No. 1, de comida mexicana; o Miznon, e o autoexplicativo Lobster Place.

Chelsea Market é o food hall mais famoso e icônico de Nova York
Créditos: Divulgação
Chelsea Market é o food hall mais famoso e icônico de Nova York

Para adoçar, aposte nos brownies da Fat Witch Bakery e nos chocolates artesanais da Li-Lac, a loja de chocolates mais antiga de Manhattan, de 1923.

Onde: 75 9th Avenue (entre as ruas 15th e 16th)
Horário: de segunda a sábado, das 7h às 22h, e, aos domingos, das 8h às 22h (alguns estabelecimentos podem ter horários diferenciados)

4 – Time Out Market

Tudo é incrível nesse mercado no coração da descolada região de Dumbo, no Brooklyn. A seleção dos 24 espaços foi feita pelo time da “Time Out Magazine”, publicação especializada em recomendar as melhores atrações nas grandes cidades do mundo.

Entre os estabelecimentos estão o Mr. Taka Ramen, que figura na lista Bib Gourmand do Guia Michelin e o Pat LaFrieda Meat Purveyors, do famoso açougueiro Pat LaFrieda.

Time Out NY fica no coração da descolada região de Dumbo, no Brooklyn
Créditos: Divulgação
Time Out NY fica no coração da descolada região de Dumbo, no Brooklyn

A localização é outro trunfo: o complexo ocupa o prédio histórico Empire Stores, localizado entre as cênicas pontes do Brooklyn e Manhattan.

Onde: 55 Water Street, no Brooklyn
Horário: diariamente, das 8h às 22h (às sextas e sábados, fecha às 23h)

5 – Essex Market

Atende a vizinhança de Lower East Side há mais de 100 anos, quando os primeiros vendedores traziam suas mercadorias para vender em carrinhos de mão. Em 1940, essa informal feira a céu aberto foi convertida num mercado público fechado.

O passar das décadas, porém, não fez bem ao tradicional empreendimento, que só voltou a brilhar em 2019, quando foi reaberto no endereço atual.

O Essex Market é uma dos mercados mais antigos de Nova York
Créditos: Divulgação
O Essex Market é uma dos mercados mais antigos de Nova York

Além das bancas que vendem toda sorte de alimentos, o Essex Maket também conta com vários bares e restaurantes, como a Shopsin’s General Store, com seu menu de mais 900 itens.

Onde: 88 Essex Street
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 20h, e, aos domingos, das 10h às 18h (alguns estabelecimentos podem ter horários diferenciados)

6 – Grand Central Dining Concourse

A estação de trem mais cinematográfica do mundo não é apenas um lugar para ir e vir, mas também para comer num food hall de primeira, recheado de endereços icônicos da cidade.

Shake Shack (hambúrgueres), Magnolia Bakery (cupcakes), Tartinery (café-bar de inspiração francesa) e Luke’s Lobster (lobster rolls ao estilo do Maine), são alguns dos restaurantes do local.

O icônico Grand Central Oyster Bar & Restaurant
Créditos: Divulgação
O icônico Grand Central Oyster Bar & Restaurant

Outro destaque é o centenário e elegante restaurante de peixes e frutos do mar Oyster Bar, onde há apenas uma coisa ruim: a dificuldade para escolher o que comer.

O cardápio inclui iguarias como clam chowder, ostras fritas, atum grelhado, sanduíche de caviar, bolinhos de caranguejo, entre outras delícias do mar.

Onde: 89 E 42nd Street, na esquina com a Park Avenue
Horário: a Grand Central abre diariamente, das 5h15 às 2h da manhã, porém o Dining Concourse e demais restaurantes têm horários diferenciados

7 – Mercado Little Spain

Parte do vistoso complexo Hudson Yards, o Little Spain celebra a gastronomia espanhola. O ambiente é informal, despretensioso, mas não se deixe enganar: é capitaneado pelo chef José Andrés, com apoio dos estrelados irmãos Albert e Ferran Adrià.

O Little Spain celebra a gastronomia espanhola em Hudson Yards
Créditos: Divulgação
O Little Spain celebra a gastronomia espanhola em Hudson Yards

São seis quiosques de comida, três restaurantes e quatro bares (um deles de vinhos) que oferecem as mais deliciosas tradições espanholas: de tapas a paella.

Também há um espaço para comprar produtos espanhóis, como azeites, azeitona e patês, entre outras delícias.

Onde: 10 Hudson Yards
Horário: aberto todos os dias, das 11h às 21h

8 – Le District

Le District é dedicado exclusivamente à culinária francesa. As incontáveis maravilhas gastronômicas estão divididas em dois setores.

Um é o Market District, com estações específicas de pães, queijos e charcutaria (com produtos trazidos de diversas regiões francesas), rotisseria, bar de saladas, peixaria e açougue.

Le District é dedicado exclusivamente à culinária francesa
Créditos: Divulgação
Le District é dedicado exclusivamente à culinária francesa

No outro espaço, o Café District, uma pâtisserie e um café servem crepes, macarrons, chocolates, sorvetes, sanduíches e uma variedade de doces e sobremesas francesas.

Para uma experiência gastronômica completa, o Le District oferece quatro restaurantes. Um deles é o Bar a Vin, que serve vinhos em taça de todas as regiões da França, acompanhados por mais de 35 opções de queijos e charcutaria da casa ou pratos à base de carne e peixe.

Onde: 225 Liberty Street, no Battery Park City
Horário: durante a semana, a partir de 8h; sábados e domingos, às 10h. Porém. dos bares e restaurantes abrem às 11h

9 – Eataly

Cidade com fortíssima influência italiana, Nova York conta com duas Little Italy –uma em Manhattan e outra no Bronx.

A cidade, aliás, foi a primeira dos EUA a receber, em 2010, uma filial do Eataly, mercado que nasceu em Turim, na Itália, em 2007.

Entre as exclusividades de cada Eataly, no complexo Flatiron há a cervejaria Serra, que ocupa o rooftop, remetendo ao ambiente rural chique do sul da Itália.

Nova York conta com duas unidades do Eataly
Créditos: Divulgação
Nova York conta com duas unidades do Eataly

O Eataly Downtown, por sua vez, conta com o Firenze Ristorante Toscano & Bar, com coquetéis, petiscos e pratos de inspiração toscana.

Onde: Eataly Flatiron (200 da 5ª Avenida, em Midtown) e Eataly Downtown (101, Liberty Street, 3º andar)
Horário: Eataly Flatiron abre diariamente, das 9h às 22h, enquanto o Eataly Downtown funciona das 8h às 22, todos os dias

10 – Urban Hawker

Inspirado nos tradicionais hawker centers (mercados de rua) de Cingapura, o Urban Hawker abriu as portas em setembro de 2022 nos arredores da Times Square.

São 17 pontos de venda de comida, 11 deles vindos diretamente de Cingapura e que, à parte os pratos típicos desse país, também passeiam pelas iguarias de outros povos da região.

O Urban Hawker transporta os visitantes para um autêntico mercado de rua de Cingapura
Créditos: Divulgação
O Urban Hawker transporta os visitantes para um autêntico mercado de rua de Cingapura

O complexo transporta os visitantes para um autêntico mercado de rua de Cingapura, onde bons pit stops são o cingapuriano Hainan Jones e o malaio Padi D’NYC.

Nesse quiosque, suas prioridades devem ser o longtong (bolinhos de arroz servidos servido em uma tigela de curry de coco cremoso, acompanhados de batatas, bolinhos de peixe e ovos cozidos), e o satay de frango defumado.

É tudo colorido, temperado com muitas ervas e especiarias e diferentemente delicioso.

Onde: 135 West 50th Street, em Midtown
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 10h às 21h