12 restaurantes brasileiros entram em lista do Guia Michelin
Além dos bons e baratos, o famoso guia também distribuiu as tradicionais estrelas entre restaurantes do Rio e de SP
Nem só de restaurantes estrelados vive o badalado Guia Michelin. A prestigiada publicação tem uma categoria para estabelecimentos de “boa qualidade e bom preço”.
Na edição de 2024, doze novos restaurantes brasileiros entraram na lista Bib Gourmand, divulgada na última segunda-feira, 20.
A premiação só considera restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo. As 12 novas casas se somam a 25 restaurantes que já faziam parte da categoria desde 2020, a última edição do prêmio.
Entre os novos restaurantes premiados, dez estão estão localizados em São Paulo e dois no Rio. Confira a lista mais abaixo.
Duas estrelas Michelin
Seis restaurantes brasileiros foram honrados com duas estrelas Michelin, entre eles três novas casas e outros três que mantiveram a horaria.
O Tuju, reaberto na capital paulista no ano passado no Jardim Paulistano, é uma das novidades. Já o Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, também na capital paulista, subiu de categoria e agora passou a ostentar duas estrelas.
No Rio, o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, levou duas estrelas na seleção deste ano.
Os outros três restaurante que mantiveram duas estrelas são: o D.O.M, em São Paulo, de Alex Atala; o Oro, no Rio, do chef Felipe Bronze; e o Oteque, também no Rio, de Alberto Landgraf.
No total, 15 restaurantes foram condecorados com uma estrela Michelin. Oito deles mantiveram a estrela, enquanto sete novos entraram para a categoria. No Rio, a novidade ficou por conta do San Omakase, no Leblon.
Em São Paulo, as novidades com uma estrela Michelin ficaram por conta das seguintes casas: Fame Osteria, Kazuo, Kuro, Murakami, Tangará Jean-Georges e Oizumi Sushi. Uma das surpresas é o Tangará Jean-Georges, que havia perdido uma estrela em 2020 e que a reconquistou nesta nova seleção.
Restaurantes Bib Gourmand
São Paulo
- A Baianeira – MASP
- Capim Santo
- Cora
- Cuia
- Feriae
- Kotori
- Mocotó Vila Leopoldina
- Nomo
- Più Higienópolis
- Shihoma Pasta Fresca
Rio de Janeiro
- Brota
- Sult