13 incríveis museus a céu aberto ao redor do mundo

03/05/2017 16:50

Já faz tempo que a arte deixou de estar condicionada a padrões estéticos e obras no interior de prédios. Artistas ousam cada vez mais na forma, no tamanho e nos materiais –e precisam de espaços cada vez maiores para liberar sua criatividade.

O pessoal do site Skyscanner fez uma lista de 13 incríveis museus a céu aberto ao redor do mundo. Se encante com a harmonia entre a imaginação humana e a grandiosidade da natureza para inspirar sua próxima viagem.

1 – Instituto Inhotim (Brumadinho, Brasil)

Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes - William Gomes

O Brasil possui o maior museu a céu aberto do mundo: o Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho (MG), que tem quase 800 hectares. Mas não é só tamanho, a diversidade e originalidade das obras contemporâneas sempre o colocam nas listas mundiais dos melhores na categoria. Quem já foi afirma: é uma experiência indescritível e que merece pelo menos um dia inteiro.

2 – Gibbs Farm (Makarau, Nova Zelândia)

Obras brincam com a perspectiva e cria ilusões de ótica surpreendentes

A Nova Zelândia é um destino que guarda tantas surpresas que um museu tão inusitado quanto o Gibbs Farm só poderia estar nesta bela ilha da Oceania. A maioria das obras brinca com a perspectiva e cria ilusões de ótica surpreendentes. Uma girafa gigantesca, um trompete vermelho que corta montanhas e uma folha de papel que parece ter sido desenhada no céu desafiam a mente do visitante e fazem da Gibbs Farm uma atração imperdível.

3 – Musée Rodin (Paris, França)

“O Pensador”, uma das obras expostas no Musée Rodin - Alexis Berg

O Musée Rodin não é o maior museu de Paris, mas com certeza um dos mais belos. As obras dentro da casa do século 16, que foi por anos o estúdio de Auguste Rodin, já fariam dele imperdível, mas ainda há mais, como os jardins do entorno, que o colocam entre os mais belos museus a céu aberto do mundo. Além de contar com estátuas famosas como “O Pensador”, o exterior é impecável revelando jardins e fontes que ficam incríveis no inverno e no verão.

4  – The Hakone Open-Air Museum (Hakone, Japão)

Esculturas de Henry Moore no Hakone Open-Air Museum
Esculturas de Henry Moore no Hakone Open-Air Museum

Para combinar com a cultura japonesa contemporânea, o Hakone Open-Air Museum é colorido e divertido. Obras gigantes com estruturas ousadas, feitas com materiais como tricô ou plástico (uma delas lembra um “diamante espacial”), alegram crianças pela sua interatividade e fascinam até os mais rigorosos apreciadores de arte contemporânea.

5 – Hill of Witches (Juodkrantė, Lituânia)

Museu tem mais de 80 obras retratam figuras do folclore lituânio

No meio de uma floresta típica de filme de terror, estátuas em madeira formam o museu Hill of Witches, na Lituânia, país báltico do leste europeu. As mais de 80 obras retratam figuras do folclore lituânio e representam bruxas, monstros e animais que parecem saídas de um filme de animação. O grande diferencial do museu é que as obras se mesclam perfeitamente com a floresta onde estão situadas, que já é uma bela atração.

6 – Vigelandsparken (Oslo, Noruega)

O Vigelandsparken é composto por mais de 200 obras do escultor norueguês Gustav Vigeland’s

Uma das atrações mais visitadas da Noruega, o Vigelandsparken é composto por mais de 200 obras do escultor norueguês Gustav Vigeland’s. A grandiosidade e audácia das estátuas contrasta perfeitamente com o estilo clássico e pomposo do Parque Frogner, em Oslo, onde está localizado e que chega a lembrar os jardins de Versalhes.

7 – Fundación Pablo Atchugarry (Punta del Este, Uruguai)

O museu foi criada em 2017 pelo escultor uruguaio Pablo Atchugarry

A Fundação Pablo Atchugarry, nos arredores de Punta del Este, foi criada em 2017 pelo escultor uruguaio homônimo para fomentar as artes plásticas no Uruguai. Mais de 25 hectares da fundação receberam obras de artistas do mundo inteiro numa área de campos, lagos, árvores e plantas artísticas.

8 – Rock Garden of Chandigarth (Chandigarh, Índia)

As estátuas foram construídas pelo indiano-paquistanês Nek Chand com materiais industriais e caseiros

Um museu a céu aberto bastante fora do convencional, o Rock Garden of Chandigarth é simples, mas criativo e amigo do meio ambiente! As estátuas foram construídas pelo indiano-paquistanês Nek Chand com materiais industriais e caseiros colocados fora. O museu, que recebeu também cachoeiras artificiais, é dedicado ao “espírito de criatividade do povo indiano” e é um perfeito exemplo dessa vivacidade da Índia.

9 – Yorkshire Sculpture Park (Yorkshire, Inglaterra)

O Yorkshire fica em uma área de 200 hectares em meio a campos tipicamente ingleses

Yorkshire abriga um dos parques de escultura mais famosos do mundo e com certeza o reconhecimento não é por nada. Com algumas obras fixas de peso, o local funciona como uma galeria que escolhe a dedo obras de proeminentes artistas mundiais para exibir em seu espaço –mais de 200 hectares em meio a campos tipicamente ingleses.

10 – Socrates Sculpture Park (Long Island, EUA)

O parque recebe ousadas obras de artistas contemporâneos

Localizado em Long Island, o parque de esculturas Socrates recebe ousadas obras de artistas contemporâneos. Aqui a arte é mesclada com uma vista fantástica da vizinha Nova York, feiras durante o verão e diversas aulas ao ar livre como ioga e dança. De fácil acesso pelo metrô, dá para visitar várias vezes e pode ser um refúgio para a loucura da Big Apple.

11  – Kröller-Müller Museum (Otterlo, Holanda)

O Kröller-Müller Museum abriga a segunda maior coleção do pintor holandês Vincent Van Gogh - Marjon Gemmeke

Dentro de um enorme parque nacional holandês, o Kröller-Müller Museum foi pensado pela colecionadora Ms. Helene Kröller-Müller, uma das primeiras a dar importância ao trabalho de Vincent Van Gogh. Além de hospedar a segunda maior coleção do pintor holandês no seu interior, os jardins do entorno recebem obras de arte dos séculos 19 e 20 e deixaria qualquer grande vanguardista orgulhoso.

12 – Oficina Brennand (Recife, Brasil)

A Oficina Brennand é parada obrigatória quando estiver em Recife

Mais um representante de peso do Brasil, a Oficina Brennand é o maior reduto das obras do artista plástico pernambucano Francisco Brennand. Para combinar com o estilo único do escultor, o local diferencia-se de qualquer outro no mundo, exibindo linhas arredondadas de jardins e fontes que entram em contraste com a disposição regrada das criações.

13 – Skulpturenpark Köln (Colônia, Alemanha)

O Skulpturenpark Köln fica às margens do rio Reno, na cidade de Colônia

A cada dois anos a coleção do Skulpturenpark Köln é trocada para apresentar a mais diversa arte contemporânea mundial. Próximo do centro de Colônia e às margens do rio Reno, o museu é um ótimo passeio –mesmo para quem não é grande apreciador das artes– pelo seu ambiente aconchegante e obras nada entediantes.