Nos últimos anos vem crescendo o número de destinos que estão impondo restrições e até mesmo limitando o número de pessoas por conta da degradação ou pelo comportamento nada respeitoso de alguns turistas.
O tema até foi reportagem do jornal “The Independent” no ano passado. O tabloide britânico listou oito destinos que odeiam ou rejeitam os turistas.
Lugares como Amsterdã (Holanda), Santorini (Grécia) e Arlington (EUA) fazem parte da lista onde o turista não é mais visto com bons olhos –é claro que não é com todos.
Em algumas cidades até ocorrem protestos, como em Barcelona (Espanha). Um exemplo é o bairro costeiro de Barceloneta. Os moradores protestam há anos por conta da bebedeira e sexo em espaços públicos.
Em Roma, a prefeitura fez um teste para controlar o acesso de turistas à Fontana di Trevi, um dos cartões-postais da cidade. Uma lei também proibi moradores e turistas de entrar nas fontes para tomar banho ou sentar no mármore dos monumentos. Quem descumprir regra paga multa de até R$ 885,60.