15 passeios para celebrar o Natal em Nova York
Cidade ganha nova rotina com árvore no Rockefeller Center, pistas de patinação e mercados sazonais espalhados pelos cinco distritos
A época que antecede o Natal em Nova York é um momento único. As ruas se transformam com luzes, decorações e vitrines temáticas, criando um cenário especial que atrai milhares de visitantes. As pistas de patinação, como as de Bryant Park e Central Park, se tornam pontos de encontro entre moradores e visitantes.
O clima frio e o aroma de alimentos típicos adicionam um toque característico à cidade, que, apesar da agitação, consegue transmitir uma sensação de acolhimento e celebração. A experiência é um convite para vivenciar a cidade de uma forma diferente, com um ritmo mais tranquilo, mas igualmente envolvente.
Algumas atrações devem estar no roteiro de quem visita Nova York nesta época do ano, como desfile de Ação de Graças da Macy’s, a iluminação da árvore do Rockefeller Center e as vitrines temáticas da Quinta Avenida. mas elas não se limitam a Manhattan.

Os cinco distritos recebem ativações culturais, mercados sazonais e instalações de luzes. Em Brooklyn, o bairro Dyker Heights se tornou referência pelas casas decoradas por moradores. Em Queens, o Holiday Market do Queens Museum reúne artesanato e gastronomia local. No Bronx, o New York Botanical Garden promove uma exposição de trens em miniatura entre cenários naturais.
“Nova York ganha vida durante as festas de fim de ano como nenhum outro lugar no mundo, e este ano a emoção é ainda maior, pois celebramos o 400º aniversário da cidade”, comenta Julie Coker, presidente e CEO da New York City Tourism + Conventions, organização oficial de promoção turística da cidade. Para esta temporada, a expectativa é receber 8 milhões de visitantes entre o Dia de Ação de Graças e o Ano Novo.
15 passeios para celebrar o Natal em Nova York
Confira abaixo 15 atrações e atividades imperdíveis para quem planeja visitar Nova York no fim do ano. Uma seleção especial que reúne o melhor da cidade durante a temporada mais mágica e encantadora do ano.
1 – Desfile do Dia de Ação de Graças da Macy’s (27/11)
O evento que marca oficialmente o início do calendário natalino em Nova York chega à sua 99ª edição, trazendo impressionantes balões de hélio, carros alegóricos criativos, palhaços, grupos de performances, apresentação de trechos de musicais populares da Broadway, aparições de celebridades e muito mais. O desfile começará em seu ponto de partida tradicional, na West 77th Street e Central Park West, terminando em frente à loja principal da Macy’s na Herald Square.
2 – Patinação no gelo nos rinques espalhados pela cidade (até março)
Uma visita a Nova York na temporada de festas não fica completa sem os rodopios (ou a tentativa de fazê-los) num rinque de patinação. Neste ano, o Wollman Rink, no Central Park, comemora sua histórica 75a temporada, consolidado como uma tradição de inverno essencial da cidade e recebendo gerações de moradores e visitantes para patinar com o icônico horizonte de Manhattan como pano de fundo.

da cidade, chega à sua temporada de número 75 - Billy Hickey/Divulgação
A querida vila de inverno Bank of America Winter Village, no Bryant Park, por sua vez, conta com a maior pista de patinação no gelo com entrada gratuita da cidade, além de um animado mercado natalino com mais de 180 lojas e um aconchegante bar e praça de alimentação ao lado da pista, no The Lodge. Em janeiro, o espaço fica ainda mais divertido, com a inclusão de carrinhos bate-bate na pista de gelo.
3 – Mercados de Natal (Manhattan e Brooklyn)

Os visitantes podem saborear um chocolate quente e comer waffle e outras guloseimas enquanto compram os presentes perfeitos nos mercados ao ar livre mais famosos da cidade –Union Square Holiday Market; Holiday Shops, na Winter Village do Bryant Park; e Columbus Circle Holiday Market– ou optar por passear nos mercados montados em ambientes fechados na Grand Central Holiday Fair, Brooklyn Flea e Chelsea Flea.
No Upper West Side, o Grand Holiday Bazaar oferece compras indoor e ao ar livre, enquanto o Brooklyn Borough Hall Holiday Market, em Downtown Brooklyn, conta com 100 vendedores comercializando produtos locais.
4 – Espetáculo Christmas Spetacular com as Radio City Rockettes (até 4/01)

por mais de 1 milhão de pessoas a cada temporada - MSG/Divulgação
Um viva para a adorada e icônica tradição natalina que retorna ao palco do Radio City Music Hall para comemorar seu centenário. O espetáculo –com várias apresentações diárias, recebendo mais de 1 milhão de pessoas a cada temporada– encanta com seus trajes deslumbrantes, música alto-astral, coreografia precisa e performances inovadoras.
5 – Exposição Holiday Train Show no New York Botanical Garden (15/11 a 11/01)
A mostra enche o Conservatório Enid A. Haupt com quase 200 réplicas cintilantes de cartões postais da Big Apple feitos de materiais naturais, enquanto modelos de trens percorrem cenas e pontes emblemáticas da cidade. Os visitantes também podem apreciar a paisagem ao ar livre do belíssimo jardim botânico iluminado, além de desfrutarem das noites especiais do Holiday Train Nights, que oferecem uma experiência mágica após o anoitecer ao combinar arte intricada e diversão para toda a família.
6 – Árvore de Natal de origami no American Museum of Natural History
Tradição nova-iorquina, essa encantadora árvore de Natal conta com mais de 1.000 modelos de origami feitos à mão por artistas locais, nacionais e internacionais e é parada indispensável para aqueles que visitam o museu nesta época do ano.
7 – Árvore de Natal e presépio barroco napolitano no Met Fifth Avenue (25/11 a 6/01)
Mais um clássico do fim do ano em Nova York, a árvore de Natal do Met se junta a um presépio barroco napolitano montado em sua base, o qual traz figuras sacras do século 18. As peças, reunidas pela artista e colecionadora norte-americana Loretta Hines Howard, foram doadas ao museu em 1964.
8 – Exibição A Christmas Carol: The Manuscript, na Morgan Library & Museum (25/11 a 11/01)
Em toda temporada de festas, a Morgan exibe o manuscrito original de Um Conto de Natal, de Charles Dickens, na Biblioteca J. Pierpont Morgan. Encadernado em couro de cabra vermelho, o manuscrito foi originalmente dado ao advogado de Dickens, Thomas Mitton, antes de ser adquirido por Pierpont Morgan na década de 1890.
9 – Cruzeiros natalinos da City Cruises a bordo do Spirit of New York e do Bateaux New York (27/11 a 1/11)
No Dia de Ação de Graças (27/11), na véspera e no dia do Natal e Ano Novo, as embarcações partem do Chelsea Piers e realizam cruzeiros pelos rios East e Hudson com entretenimento ao vivo, decoração fazendo jus ao período, refeições gourmet e, claro, vistas deslumbrantes do skyline da cidade, desfrutadas a partir dos deques internos climatizados. Os roteiros de réveillon também contam com queima de fogos e bar aberto.
10 – “O Quebra-Nozes” com New York City Ballet (28/11 a 4/01)
O público é convidado a vivenciar a magia do universo de “O Quebra-Nozes”, de George Balanchine, da árvore de Natal iluminada aos personagens e efeitos encantadores, que tomam o palco ao som da famosa trilha sonora de Tchaikovsky.

A temporada, realizada no David H. Koch Theater, no Lincoln Center, termina em 4 de janeiro com uma apresentação especial adaptada para pessoas com dificuldades de processamento sensorial, incluindo autismo, com iluminação e som ajustados.
11 – Passeio para ver as luzes e os locais de gravação de filmes de Natal (28/11 a 31/12)
Os participantes podem vivenciar a magia do Natal de Nova York com a On Location Tours, visitando marcos locais e pontos escondidos vistos em filmes natalinos adorados, como “Elf”, “Esqueceram de Mim 2” e “Scrooged”. Partindo de Columbus Circle, o passeio inclui paradas na Bloomingdale’s, no Rockefeller Center e na famosa pista de patinação no gelo do Bryant Park.
12 – Rockefeller Center
Comemorar o Natal em Nova York significa passear e explorar todas as possibilidades oferecidas pelo Rockefeller Center. De ver a icônica árvore de Natal a patinar no gelo no rinque local, de saborear uma guloseima no Glace ou no Ralph’s Coffee a encontrar o presente perfeito em lojas como Catbird, McNally Jackson e FAO Schwarz, há algo para todos os gostos.
E, claro, nenhuma visita ao Rockefeller Center está completa sem conhecer o observatório Top of the Rock, com vistas 360 graus incomparáveis da cidade e oportunidades para tirar fotos com o Papai Noel em datas e horários estabelecidos.
13 – Concertos no Carnegie Hall (em dezembro)
O Carnegie Hall dá as boas-vindas às festas de fim de ano com uma série de concertos festivos. Os destaques incluem a Orquestra de Câmara de St. Luke’s tocando Corelli e Vivaldi; o programa sazonal do Princeton Nassoons; a 151ª apresentação consecutiva de Messiah (Messias) feita pela Oratorio Society of New York; a Ópera de Gala da Noite de Natal, com estrelas como Sondra Radvanovsky e Thomas Hampson; e o Concert of the Future: A Christmas Dream (Concerto do Futuro: Um Sonho de Natal), uma mistura envolvente de música clássica e sons meditativos à luz de velas.
14 – Celebração natalina com a New York Philharmonic (10 a 20/12)
A maestrina Jane Glover conduz o coro da Music of the Baroque e um elenco estelar de solistas em Messiah (Messias), de Handel, uma composição inspiradora de textos bíblicos repleta de melodias conhecidas.
As famílias também podem curtir o clássico natalino “Esqueceram de Mim”, com a deliciosa trilha sonora de John Williams tocada ao vivo enquanto as aventuras do garoto Kevin McCallister, inesquecivelmente interpretado por Macaulay Culkin, se desenrolam na telona. Além disso, as adoradas matinês Sounds of the Season da filarmônica estão de volta, oferecendo uma amostra de músicas que têm tudo a ver com a temporada natalina.
15 – Descida da bola na Times Square (31/12)

A descida da bola é um dos símbolos mais associados à virada do ano no mundo, e assistir a isso in loco é uma maneira emocionante e única de celebrar a chegada do ano-novo. Outra maneira de participar desse momento é enviando seus desejos pessoalmente, caso esteja na cidade, ou digitalmente para que sejam impressos nos confetes que serão lançados durante a celebração deste ano.