17 faróis para visitar ao redor do mundo

23/06/2015 12:10 / Atualizado em 06/05/2020 22:16

De várias formas, cores e tamanhos, os faróis servem para salvar vidas e para guiar os marinheiros a chegarem com segurança ao seu destino. O site Skyscanner, buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros, listou 17 dos mais belos faróis ao redor do mundo.

1 – Torre de Hércules – Galiza, Espanha

O mais antigo e ainda em uso no mundo é o majestoso farol Torre de Hércules, situado em Punta Herminia em A Coruña. Um símbolo da região e do país, as suas origens remontam a um primeiro farol romano que foi adaptado aos novos tempos de forma exemplar. Com uma arquitetura quadrada e 68 metros de altura, ao longo dos séculos tem orientado marinheiros que se aventuraram nesse litoral repleto de perigos para a navegação.

2 – Kiz Kulesi (Torre da Donzela) – Istambul, Turquia

O Kiz Kulesi é provavelmente um dos lugares mais famosos em toda a Turquia. Ancorado no mar entre a parte europeia e asiática de Istambul, é um dos lugares mais românticos na capital turca. Construído neste pequeno pedaço de terra a mais de 2.000 anos atrás, um forte ou torre de vigia que, no ano de 1110 DC tornou-se o farol de hoje. É um lugar turístico e bastante concorrido, pois a vista do restaurante e do pôr do sol é maravilhosa. Existem várias lendas trágicas ligadas à Torre da Donzela, por isso é normal que, hoje em dia seja um símbolo de amor e romance. Sem dúvida, é possivelmente um dos faróis mais bonitos e charmosos do mundo.

3 – Rubjerg Knude Fyr – Dinamarca

Visite-o enquanto é possível. O farol Rubjerg Knude está sendo enterrado por dunas de areia de forma lenta, mas continuamente – a não ser que o mar não deixe. Construído há 115 anos, este grande milagre, não sabe o que o futuro lhe guarda. A duna tem gradualmente enterrado todos os edifícios que o cercam. A fúria do mar está entre 20 a 30 metros de distância e todos os anos vários metros de terra são engolidos pelas ondas. Infelizmente, parece que dentro de 15 ou 20 anos o farol não estará mais acessível.

4 – Farol do Ponto de Peggy – Nova Escócia, Canadá

O Canadá tem inúmeros belos faróis, mas um dos mais famosos é o de Ponto de Peggy na Nova Escócia e que destaca-se de maneira espetacular entre as rochas da pequena aldeia de pescadores de Peggy Cove. Anos atrás, o lugar abrigou uma estação de correios, mas hoje o farol é a desculpa perfeita para tirar ótimas fotos de férias. A Nova Escócia tem mais de 160 faróis para ver, o suficiente para os amantes destas torres de vigia. A melhor maneira de chegar a cidade de Peggy Cove é saindo de Halifax (uma hora de viagem). Assim que chegar, não perca tempo e visite também os faróis de Point Atkinson em Vancouver e o de Victoria Fisgard na ilha de Vancouver. O Canadá é, sem dúvida, um bom país para os amantes dos faróis.

5 – Farol de Svörtuloft – Snaefellsnes, Islândia

Na Islândia, a maioria dos faróis é colorida e um dos tons mais populares é o laranja vibrante. Um bom exemplo é o farol de Svörtuloft, que eleva-se até a borda dos penhascos e que são de tirar o fôlego. Suas raízes ficam numa parede rochosa na qual o mar bate com uma força ensurdecedora. Mais dramático impossível!

6 – Farol Monumental La Serena, Chile

A meio caminho entre um castelo medieval e a praia, La Serena é um verdadeiro prodígio. Equipado com ameias e torres vermelhas, domina majestosamente a Avenida del Mar na cidade. Alguns anos atrás, ele foi eleito monumento nacional no Chile e é uma fonte de orgulho para os moradores. O Farol Monumental La Serena foi construído na década de 1950 e hoje é um local muito popular entre os turistas.

7 – Novo Farol de Lindau, Alemanha

O “Neuer Leuchtturm”, do povoado de Lindau, foi construído no século 19, nas margens do lago de Constanza na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça. Não é o único farol da cidade, mas um dos mais espetaculares porque fica em um molhe. Se você subir até o ponto mais alto irá desfrutar de uma vista panorâmica dos Alpes suíços e no incrível lago. Não por acaso, é um monumento histórico.

8 – Farol de Pigeon Point – Califórnia, EUA

Possivelmente um dos faróis mais fotogênicos no mundo, o de Pigen Point foi construído em 1871 para orientar os navios na costa da Califórnia. É, de fato, o mais alto farol na costa oeste dos Estados Unidos, com os seus 35 metros, e ainda está em funcionamento. Ele está localizado em um penhasco e toda a área em torno dele é um parque histórico, além de um ícone. E o melhor de tudo, você pode ficar aqui. A casa do faroleiro é um albergue para mochileiros que tem mesmo uma jacuzzi exterior.

9 – Farol de Neist Point – Ilha de Skye, Escócia

O lugar onde fica o farol é quase mais bonito que o próprio farol, que se destaca sobre a falésia com a sua característica fachada em branco e amarelo. Se você quiser conhecê-lo de perto, você terá que deixar o carro no estacionamento ao lado da estrada. A partir daí, um caminho leva ao farol. Neist Point também é um bom lugar para ver baleias, golfinhos e todos os tipos de pássaros.

10 – Farol de Favaritx – Menorca, Espanha

A pequena ilha de Menorca tem um total de sete faróis, dos quais talvez o mais bonito seja o Favaritx, localizado no nordeste da ilha. Tem 21 metros de altura e é inconfundível com suas listras preto e branco. Nas proximidades existem duas belas enseadas, perfeitas para dar um mergulho e relaxar enquanto aprecia a belíssima vista.

11 – Farol de Fanad Head – Donegal, Irlanda

Talvez um dos faróis mais pitorescos já construídos, o Fanad Head (ao norte da Irlanda) senta-se em uma rocha pequena, mas elegante, que emerge do mar. Foi construído em 1817 e ainda está em uso. Ao redor da Península de Fanad há muitas vilas de pescadores, cheias de charme e um litoral que pede para ser explorado pelos visitantes.

12 – Farol Green Point – Cidade do Cabo, África do Sul

Com suas listras brancas e vermelhas, o farol de Green Point brilha sob o sol da Cidade do Cabo e proporciona um bom contraste com a luxuriante área verde e o céu azul. Esta atração popular foi construída em 1824, o que o torna o mais antigo farol em uso África do Sul. Suba até o topo da torre e tire fotos da cidade de uma perspectiva única.

13 – Farol Tourlitis – Andros, Grécia

Um delírio para os olhos. O farol de Tourlitis apoia-se em uma pequena e curiosa rocha que é um pouco maior do que uma torre e que parece emergir das águas. É uma das principais atrações de Andros, localizado na ilha de mesmo nome, parte dos Cyclades. Como você já estará na Grécia, visite Mykonos, Santorini e outras ilhas desta região maravilhosa.

14 – Farol de Cape Byron – New South Wales, Austrália

O Farol da baía de Byron Bay dá uma primeira impressão das mais pitorescas, certamente resultado de sua romântica torre e seu edifício que quase parece um castelo. Os visitantes que vêm aqui não ficarão entediados. Há um museu marítimo e você pode ir em busca de baleias através de um par de binóculos. O farol é uma das principais atrações da área e pode encher-se de turistas nos fins de semana, então venha nos dias de semana.

15 – Farol de Jeddah – Jeddah, Arábia Saudita

Com um desenho que lembra uma tocha e os seus 113 metros de altura, o farol de Jeddah foi construído em 1990 e é o farol mais alto do mundo. Sua aparência futurista e o risco de tonturas por causa de sua altura fizeram dele uma verdadeira atração. Além de ser um farol, funciona também como sala de controle para a porto local. Bonito, não é?

16 – Farol de Morrillos – Porto Rico

Um penhasco selvagem, com pastos verdes e abundantes que contrastam com praias escondidas de águas azul-turquesa. Neste ambiente mágico do Cabo Rojo, ergue-se majestosamente o farol de Morrillos. Tão elegante por dentro e por fora, com as exposições de arte que são montadas no seu interior. Atreva-se a subir a escada em espiral para o ponto mais alto e desfrute de vistas sobre o mar e o ambiente celestial. Não perca essa visita!

17 – Farol Dondra Head – Sri Lanka

O Farol de Point Dondra parece com algo tirado de um livro de fotos de lugares maravilhosos, rodeado por palmeiras e águas de um azul profundo. Ele está situado no ponto mais ao sul do Sri Lanka e aqueles que querem visitá-lo tem que subir cerca de 200 degraus. Quando você chegar no topo, sem fôlego, você será recompensado por uma paisagem idílica que não parece real.

Veja outras dicas de viagem em nossa página no Facebook.