20 dicas para mulheres viajarem sozinhas em segurança
Cada vez mais mulheres viajam sozinhas. E isso não é apenas uma constatação entre nós viajantes. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo de 2016, 17% das entrevistadas afirmaram que pretendem fazer as próximas viagens sozinhas, enquanto apenas 13,5% dos homens planejam fazer o mesmo.
E se homens sozinhos já têm que ter uma precaução grande, com mulheres há ainda mais cuidados a se tomarem, infelizmente. Por isso que nós separamos 20 dicas que ajudarão as nossas viajantes e terem uma trip mais tranquila e segura ;)
1. Conheça os padrões culturais de cada país ou região para a qual está viajando, para se sentir mais segura do que pode ou não fazer e não desrespeitar ou ser desrespeitada na viagem.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
2. Reforçando o item anterior, a mulher precisa conhecer os costumes de gênero do local e, na medida do possível, segui-los para ter uma viagem mais tranquila. Por exemplo, tentar se vestir como os locais é uma boa alternativa.
3. Não ache que é só em lugares exóticos que ouvirá comentários do tipo “mas você é mulher e está viajando sozinha?”. Isso é muito comum inclusive em países tradicionais da Europa. Mais do que não se irritar com isso, é preciso ter orgulho e encher o peito na hora de falar que é mulher e está viajando sozinha.
4. Antes de viajar tente fazer amizade com alguém que more no local para o qual está indo através das redes sociais ou indicações dos seus próprios amigos. Isso será muito útil para esclarecer dúvidas quanto aos hábitos e costumes locais, como também para arranjar companhia para sair à noite ou mesmo conhecer algum local, caso esteja insegura em fazer absolutamente tudo sozinha.
5. Mas como fazer amizade a distância? Simples, em sites como The Travelettes, Go Girl Travel Network e Pink Pangea.
6. Contrate um seguro viagem, mesmo em países que não são obrigatórios (no comparador No Stress é possível ver qual o plano melhor encaixa às suas necessidades). Mulheres viajando sozinhas já tem um milhão de preocupação, não acumule mais uma. A um preço acessível, você consegue uma boa cobertura para inúmeras situações de estresse, como necessidade de ir a um hospital, mala extraviada, cancelamento de voo, apoio jurídico, etc.
7. Não deu para fazer amizade antes? Não tem problema, você pode arranjar amigos no hostel ou na casa em que for se hospedar no CouchSurfing. Ter um telefone de contato em mãos em caso de alguma emergência é de bom tom.
8. A liberdade é ótima. Fazer o que quiser, quando quiser, como quiser. Mas, além de ter um seguro viagem, caso aconteça algum imprevisto, dê seu paradeiro e seu roteiro pelo menos para uma amiga confidencial, mesmo que ela esteja no Brasil, e avise sempre quando será a próxima vez que entrará em contato com ela.
9. Tenha sempre uma maneira de entrar em contato com pessoas, ou seja, um celular com bateria e acesso à internet. O plano de celular para conseguir fazer ligações pode sair caro, mas se tiver no seu orçamento melhor ainda.
10. Essa dica serve para mulheres, homens, jovens, velhos. Não aceite bebidas de estranhos, em nenhuma ocasião. Dê preferência a garrafas long necks a copos, pois, mesmo você cuidando do copo o tempo inteiro, alguém mal intencionado pode colocar algo em uma mínima distraída sua. Na garrafa isso é mais difícil. Ah, e nunca beba a ponto de não lembrar do que aconteceu. Respeite seus limites alcoólicos.
11. Mas a pessoa é muito legal, está sendo muito gentil comigo, e não tem cara nenhuma de estar planejando uma maldade. De fato, muita gente boa aparece pelo caminho, o problema é distinguir quem não é de boa índole. Por isso, de maneira educada, diga que vai pegar a própria bebida e, se a pessoa insistir, seja um pouco mais firme. Se ela quer ser sua amiga mesmo, não é isso que vai abalar a amizade.
12. Pesquise sobre tudo. Vai fazer uma trilha? Veja no Dubbi, leia os reviews, pergunte ao taxista se já ouviu falar dela, questione a recepcionista do hostel. É comum algo decair a qualidade ou ficar inseguro depois de um tempo, por isso quanto mais relatos cruzados obtiver para tomar uma decisão, melhor.
Quer saber quais são as outras 8 dicas importantíssimas? Basta clicar aqui e conferir tudo no blog do Instaviagem.