25 praias paradisíacas para você curtir no Brasil

Por: Guia Viajar Melhor Comunicar erro

Ao longo do nosso rico litoral, encontramos diferentes praias para curtir dias de sol. Se você está cansado de ir todos os anos para a mesma praia, separamos algumas dicas para você conhecer praias paradisíacas.

Afinal, areia, pedras e mar não são os mesmos por toda a costa brasileira. Para quem vai acompanhado, sozinho ou com os filhos há um cantinho ideal no litoral.

Para ajudar na sua escolha, selecionamos 25 praias paradisíacas que você deve conhecer. Confira:

Praia de Joaquina (Florianópolis – SC)

Praia da Joaquina
Crédito: Caio Vilela/MTurA praia da Joaquina ganhou fama na década de 70, quando suas ondas fortes foram descobertas

Entre as dezenas de praias espalhadas por toda capital do estado de Santa Catarina, a praia da Joaquina possui 3 km de extensão e atrai surfistas e o público jovem que agitam as areias e curtem o belo visual que a praia oferece.

Praia do Gunga (Barra de São Miguel – AL)

Praia do Gunga
Crédito: Marco Ankosqui/MTurA praia do Gunga é um dos destinos favoritos dos moradores da capital alagoana

A praia do Gunga fica bastante movimentada durante os finais de semana, quando os maceioenses aproveitam os dias de folga para curtir ainda mais o paraíso onde vivem. Os bares são animados pelo autêntico forró, entre outros ritmos nacionais, e dispõem de mesas com visão privilegiada do cenário formado por coqueirais e falésias coloridas.

Praia do Aventureiro (Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ)

praia do Aventureiro, Ilha Grande
Crédito: Divulgação/VisitBrasilA praia do Aventureiro, com 600 m de extensão de águas mornas e transparentes em mar aberto, tem a maior concentração de campings da Ilha

Aventureiro é uma vila de pescadores com aproximadamente 150 moradores, situada na costa sul da Ilha Grande. A praia conta com uma faixa de areia de 600 metros e mar com ondas fortes, ideal para a prática do surfe.

Praia de Castelhanos (Ilhabela – SP)

Praia de Castelhanos
Crédito: Louise Cristina Araujo Ferri/Wikimedia CommonsVista da praia de Castelhanos a partir do mirante do coração

A Praia de Castelhanos tem acesso por uma estrada de 22 quilômetros, que corta a ilha com exuberante flora da Mata Atlântica. A praia tem aproximadamente 1.500 metros de extensão, onde é possível a prática do surfe ou um passeio de canoa. O mar é um convite aos mergulhadores para apreciar o maravilhoso mundo marinho existente no local.

Praia do Cedro (Ubatuba – SP)

Praia do Cedro, Ubatuba
Crédito: Ubatuba Guide/Flickr/Creative CommonsSelvagem e primitiva, a praia se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso

Entre as mais belas praias de Ubatuba. O mar calmo, com tons de azul e verde, forma várias piscinas naturais. Selvagem e primitiva, a praia se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso (40 minutos de trilha a partir da Praia da Fortaleza ou uma hora a partir da Praia Grande do Bonete).

Prainhas do Pontal do Atalaia (Arraial do Cabo – RJ)

Arraial do Cabo
Crédito: Ryan_Henrique/iStockArraial do Cabo, na região dos Lagos do Rio de Janeiro

Cerca de 20 minutos de carro a partir do centro de Arraial do Cabo separam o turista de um dos cenários naturais mais bonitos da Região dos Lagos. Ao fim de uma pequena serra, do alto do morro, avista-se a imensidão turquesa tocando uma estreita faixa de finíssima areia branca. Para chegar às prainhas, é necessário descer uma trilha levemente íngreme. A recompensa é nadar em águas cristalinas, passear pelas dunas de areia finíssima e, fora de alta temporada, desfrutar da tranquilidade de um paraíso praticamente deserto.

Praia da Guarita (Torres – RS)

Praia da Guarita
Crédito: Renato Soares/MTurConsiderada uma das mais belas praias da cidade, costuma atrair um grande número de turistas durante a alta temporada

Considerada uma das mais belas praias da cidade, costuma atrair um grande número de turistas durante a alta temporada. É uma das melhores opções da região, principalmente para os que desejam relaxar em uma bela paisagem. De clima agradável, conta com uma larga faixa de areia dourada e batida, o mar é agitado, com boas ondas e águas transparentes, propício para o banho e prática de esportes náuticos.

Praia do Rosa (Imbituba – SC)

Praia do Rosa
Crédito: Christian Knepper/EmbraturVista da Praia do Rosa, localizada na divisa dos municípios de Garopaba e Imbituba, onde os principais atrativos são águas consideradas cinco estrelas pelo órgão ambiental do Estado e ondas quase perfeitas

A Praia do Rosa é o lugar perfeito para aqueles que buscam descanso em meio a natureza e que querem fugir das praias super povoadas. Em muito, ainda lembra, a antiga vila de pescadores que era antes de ser descoberta por surfistas na década de 70.

Praia do Espelho (Trancoso, Porto Seguro – BA)

A praia do Espelho é um dos destinos mais desejados do Sul da Bahia
Crédito: iStockA praia do Espelho é um dos destinos mais desejados do Sul da Bahia

Escondida entre os povoados de Trancoso e Caraíva, a praia do Espelho é considerada uma das mais encantadoras do Sul da Bahia. Perfeita por natureza e bucólica por vocação, reúne águas azuis que formam piscinas naturais, gigantescas falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais.

Tambaba (Conde – PB)

Praia da Tambaba
Crédito: Divulgação/Portal Brasil NaturistaPraia da Tambaba, em Conde, na Paraíba

Tambaba foi a primeira praia oficializada como naturista do nordeste e é considerada o paraíso do nudismo no Brasil. E não é para menos. Com uma beleza natural única, a praia de águas mornas e cor esmeralda é cercada por falésias coloridas, corais e piscinas naturais.

Baía do Sancho (Fernando de Noronha – PE)

Baía do Sancho
Crédito: IstockBaía do Sancho, considerada uma das praias mais bonitas do mundo

Baía do Sancho, praia de Fernando de Noronha, foi considerada a melhor praia do Brasil pelo prêmio VT da Revista Viagem e Turismo. Além de ser a praia disparada no quesito beleza, Sancho é um dos grandes e mais famosos pontos de mergulho do país.

Baía dos Golfinhos (Tibau do Sul – RN)

A Baía dos Golfinhos, também conhecida como Praia do Curral ou simplesmente Praia dos Golfinhos, é verdadeiramente deslumbrante e merece ser visitada. O cenário é simplesmente de tirar o fôlego, com penhascos, vegetação tropical e praias semidesérticas, tudo isto se misturando em perfeita harmonia.

Praia dos Carneiros (Tamandaré – PE)

Praia dos Carneiros
Crédito: agustavop/iStockA praia dos Carneiros reúne todos os atributos de uma praia paradisíaca: coqueirais, areia clara e mar verde-transparente

Em Tamandaré você tem que desfrutar da paisagem selvagem da praia dos Carneiros, localizada a 5 km da cidade. Carneiros é uma praia de sonhos. São 5 km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1km de extensão.

Praia de Copacabana (Rio de Janeiro – RJ)

Estatua de Carlos Drummond de Andrade ao amanhecer, Copacabana, Rio de Janeiro
Crédito: www.flavioveloso.comEstatua de Carlos Drummond de Andrade ao amanhecer, Copacabana, Rio de Janeiro

A paia mais popular entre os cariocas é também um dos cartões postais que simboliza a cidade do Rio de Janeiro. A praia apelidada de Princesinha do Mar, recebe milhões de pessoas durante os réveillons e fica extremamente lotada nos dias de calor.

Praia do Saco (Estância – SE)

Praia do Saco, em Sergipe
Crédito: Divulgação/STESVista aérea da Praia do Saco, em Sergipe

Situada em Estância, a 76 km da capital Aracaju, a praia do Saco foi onde os jesuítas desembarcaram pela primeira vez no estado, registros de uma história, em um dos lugares mais belos do mundo. São 5 km de extensão, água morna, calma, areia extremamente fina.

Maresias (São Sebastião – SP)

praia de Maresias
Crédito: leonardospencer/iStockA praia de Maresias tem 5 km de areias claras e fofas e sua água é cristalina.
Crédito: Getty Images/iStockphotoMaresias Beach in north shore of Sao Paulo, Brazil

A praia mais badalada do litoral de São Paulo tanto para surfistas quanto banhistas. Maresias possui uma das melhores infraestruturas do Litoral Norte paulista, mesmo mantendo parte das áreas de Mata Atlântica intactas. São vastas as opções de excelentes restaurantes, pousadas e hotéis. Para a balada, confira os bares e boates da região.

Praia do Francês (Marechal Deodoro – AL)

Localizada a 18 km de Maceió, Alagoas, a Praia do Francês é uma praia bela com enseada natural, uma vegetação de restinga preservada e excelentes ondas para o surfe.

Lopes Mendes (lha Grande – RJ)

Praia Lopes Mendes
Crédito: Cesar Okada/iStockVista da praia Lopes Mendes, em Ilha Grande, considerada uma das mais bonitas do Brasil

Uma das praias mais bonitas de todo o litoral brasileiro está na Ilha Grande e chama-se Lopes Mendes, localizada na costa oceânica, de frente para o Sul, com aproximadamente 3 km de areia branca, muito fina e firme, é tida, já a muitos décadas, como a mais famosa de toda a Ilha Grande. O mar de Lopes Mendes parece sempre agitado, propício para ao surfe, por isso é a praia onde este esporte é o mais praticado. É  uma praia de pouca profundidade e a transparência da água é impressionante, assim como sua variação de tonalidades.

Praia do Futuro (Fortaleza – CE)

Praia do Futuro, Fortaleza
Crédito: Jade Queiroz/MTurVista da praia do Futuro, uma das mais badaladas de Fortaleza (CE)

A melhor praia da capital é extensa, com faixa de areia larga e grandes barracas na orla (nelas é fácil encontrar piscinas, toboáguas e recreação, mas algumas têm até salão de beleza). Como estão sempre cheias, é bom chegar cedo.

Itaúnas (Conceição da Barra – ES)

Praia de Itaúnas
Crédito: Thiagonegris/Wikimedia CommonsPraia de Itaúnas vista de cima das dunas

Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao Norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória – ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa.

Taipu de Fora (Península de Maraú – BA)

Praia de Taipu de Fora
Crédito: Márcio Filho/MTurTaipu é considerada uma das mais belas praias do Brasil

Considerada uma das mais belas praias do Brasil, eleita como a sexta praia mais bela do país pela revista “Viagem e Turismo”, a praia de Taipu de Fora fica no município de Maraú, no sul da Bahia. A origem do nome é indígena e significa morros arredondados que é uma das características do local. Possui uma extensão de 7 km de pura beleza e fantásticas paisagens com coqueiros gigantes, recifes de corais e areia clara.

Porto de Galinhas (Ipojuca – PE)

Porto de Galinhas
Crédito: DivulgaçãoBelezas naturais, infraestrutura e facilidade de acesso colocam Porto de Galinhas em nível semelhante às praias do Caribe

Porto de Galinhas é um dos principais cartões postais de Pernambuco, apenas a 60 km de Recife. Suas belezas naturais chamam atenção de quem visita, além de suas famosas piscinas naturais com águas cristalinas e irresistíveis, o sol está presente praticamente o ano inteiro.

Praia de Ponta Negra (Natal  RN)

Praia de Ponta Negra,
Crédito: Portal da Copa/ME Vista da Praia de Ponta Negra, em Natal, Rio Grande do Norte

A mais famosa praia urbana de Natal ferve tanto de dia como à noite. Sob a luz do sol, o astral muda em cada um de seus trechos: começa deserta, próxima à Via Costeira, ao Norte; tem mar calmo e reúne famílias na faixa central, entre os hotéis Rifóles Praia e Esmeralda; e torna-se badalada no canto direito, próximo ao Morro do Careca.

Canoa Quebrada (Aracati – CE)

praia Canoa Quebrada
Crédito: Jade Queiroz/MTurA praia de Canoa Quebrada é uma das mais bonitas do litoral cearense

Antes, um simples lugar de mochileiros, hoje, Canoa Quebrada mantém as belezas das praias, dunas e falésias, só que agora também possui uma respeitável infraestrutura turística. Passeios por praias vizinhas podem ser feitos de buggy ou cavalgando. Não se esqueça de conferir o pôr-do-sol local. De noite, a diversão ganha área de espetáculo, já que a principal rua do vilarejo se chama Broadway.

Cacimba do Padre (Fernando de Noronha – PE)

Praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha
Crédito: Global_Pics/iStockPraia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha

Localizada junto ao morro Dois Irmãos, a Cacimba do Padre, durante os períodos entre novembro e março, vira o point predileto dos surfistas por ser considerada uma das melhores ondas do país. No restante do ano, a água fica calma e sua longa extensão de areia é um convite para passar o dia debruçado ao sol.

Compartilhe:

1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …