3 lugares para viajar em Minas Gerais gastando pouco e comendo bem

Quer se desconectar da rotina e comer bem? Conheça alguns destinos em Minas Gerais que te proporcionarão tudo isso

08/11/2024 22:04

Que tal conhecer o interior de Minas Gerais gastando pouco e comendo bem? A Catraca Livre elenca 4 opções de lugares a serem explorados. O estado conta com cidades históricas, serranas, parques nacionais, muita natureza, sem contar a gastronomia maravilhosa.

Minas Gerais é ideal ara quem quer se desconectar da correria das grandes cidades, oferecendo vários refúgios ecológicos e espirituais. Além de atrativos de aventura, é possível se hospedar em fazendas, pousadas e até em santuários, podendo contemplar serras, vales e cachoeiras ao redor.

Confira uma lista de opções para fugir do comum e desbravar a natureza de Minas Gerais que é espetacular!

Destinos pouco explorados em Minas Gerais

1 – Extrema

Extrema fica no sul de Minas Gerais, na divisa com São Paulo. Oferece várias opções de rotas turísticas para aproveitar ao máximo a natureza.

Rafting é uma das opções para se aventurar nos rios de Extrema, no sul de Minas Gerais
Rafting é uma das opções para se aventurar nos rios de Extrema, no sul de Minas Gerais - Reprodução/Facebook@Prefeituradeextrema

Entre as opções, trilhas, cachoeiras, pedras gigantes, voo livre, rafting, Pico do Lopo, Parque Cachoeira do Salto, Parque Cachoeira do Jaguari, Prainha Ronan Ranoi, Parque Ecológico Pico dos Cabritos, Pico do Lobo Guará, entre outras.

2 – Vale do Matutu

Pico do Papagaio à esquerda e Pedra do Leão à direita, no Vale do Matutu, em Aiuruoca, Minas Gerais
Pico do Papagaio à esquerda e Pedra do Leão à direita, no Vale do Matutu, em Aiuruoca, Minas Gerais - Luiz paulo marques de souza/Wikimedia Commons

Cercada por paisagens de tirar o fôlego, o Vale do Matutu, localizado na cidade de Aiuruoca, oferece cachoeiras e trilhas imperdíveis. Entre as opções de atrações por lá, estão: cachoeira Deus Me Livre, Poço do Joaquim Bernardo, trilhas, Pico do Papagaio, cachoeira do Meio, cachoeira do Fundo e a a cachoeira das Fadas.

3 – Conceição do Ibitipoca

Localizada na cidade de Lima Duarte, na ona da Mata mineira, visitá-la é como entrar em um túnel do tempo. Suas ruas são de paralelepípedos, com direito a casinhas coloridas e charmosas, bem como é cercada por uma natureza encantadora.

Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
Rio do Salto no Parque Estadual do Ibitipoca (MG) - Leonardo Costa/MTur

Entre as opções para curtir a natureza, estão: Pico do Pião, Janela do Céu e o Circuito das Águas, ambos dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. Os atrativos incluem: picos, grutas, lagos, pontes, rios e mirantes, além da espetacular paisagem.

4 – Gonçalves

Um destino imperdível para amantes de turismo de natureza, Na Serra da Mantiqueira, Gonçalves é perfeito para quem busca tranquilidade. Oferece muitas opções de ecoturismo, com cachoeiras para banho, cascading, trilhas, boiacross, picos, cavalgada, rapel e mountain bike.

A Serra dos Remédios, uma dos atrativos de Gonçalves, no sul de Minas Gerais
A Serra dos Remédios, uma dos atrativos de Gonçalves, no sul de Minas Gerais - Divulgação/Departamento Municipal de Turismo e Cultura

Vale a pena visitar a Pedra Bonita, provar a saborosa gastronomia local, comprar os artesanatos de artistas locais, entre outros. Possui várias pousadas na Serra da Mantiqueira para aproveitar ao máximo as atividades de ecoturismo por lá.